Espaço para comunicar erros nesta postagem
Uma visita à fronteira norte do país colocou em evidência dois cenários distintos que marcam a realidade de Roraima: a pressão migratória vinda da Venezuela e o potencial econômico ligado à exploração de petróleo na região.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), acompanhou o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes em uma agenda que incluiu a Operação Acolhida, em Pacaraima, e a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén.
A passagem pela fronteira ocorreu em meio ao fluxo constante de migrantes. Segundo estimativas citadas durante a visita, Pacaraima, com cerca de 20 mil habitantes, recebe diariamente centenas de pessoas em busca de serviços básicos.
A comitiva percorreu a área de controle na divisa entre Brasil e Venezuela, acompanhada por militares do Exército, responsáveis pela operação de acolhimento. O trajeto incluiu desde o marco fronteiriço até estruturas de abrigo destinadas a refugiados.
Durante a visita, Sampaio destacou o impacto direto da migração sobre o estado e a necessidade de ampliar o debate em nível nacional. A avaliação é de que a situação local ainda é pouco compreendida fora de Roraima.
Ciro Gomes, por sua vez, apontou falhas na resposta do governo federal diante da crise migratória. Segundo ele, embora haja um dever humanitário no acolhimento, o custo e a gestão do fluxo não podem recair de forma desproporcional sobre o estado.
A agenda também incluiu uma passagem por Santa Elena de Uairén, onde houve encontro com autoridades locais. A avaliação é de que o diálogo entre os dois lados da fronteira ainda é um dos caminhos para lidar com os efeitos da migração.
No mesmo dia, a comitiva seguiu para a Guiana, em um movimento que buscou apresentar outro contraste da região. Enquanto a fronteira com a Venezuela é marcada por desafios sociais, o país vizinho de língua inglesa vive um ciclo de crescimento impulsionado pela exploração de petróleo.
A comparação entre os dois cenários tem sido usada para ampliar o debate sobre desenvolvimento regional. Em Roraima, a possível exploração da bacia do Tacutu já entrou na pauta de discussões políticas como alternativa econômica para o estado.
Publicado por:
Luiz Valério
O Portal Roraima na Rede uma plataforma jornalística dedicada a trazer notícias de qualidade, com foco em informação precisa e atualizada sobre economia, política, tecnologia e tendências do agro com destaque para Roraima, mas também com o olhar...
Saiba MaisNossas notícias
no celular
Roraima na Rede
Comentários