Roraima na Rede
Anuncie aqui
--:--
RORAIMA

Caer vai instalar novos equipamentos para reduzir falhas no abastecimento de água em Boa Vista

Modernização dos sistemas de bombeamento começa pelos bairros São Pedro, Pintolândia e São Vicente e busca evitar interrupções no fornecimento durante a estiagem

Novos equipamentos serão instalados em centros de distribuição de água de Boa Vista para reduzir falhas elétricas e melhorar o funcionamento das bombas. Ascom/Caer

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) adquiriu 21 conjuntos de equipamentos elétricos para modernizar o sistema de bombeamento e reduzir o risco de interrupções no abastecimento de água tratada em Boa Vista. A medida busca melhorar o funcionamento das unidades de distribuição, especialmente durante o período de estiagem, quando o consumo de água tende a aumentar.

Os equipamentos serão instalados nos Centros de Reservação e Distribuição (CRDs), inicialmente nas unidades localizadas nos bairros São Pedro, Pintolândia e São Vicente. A substituição de dispositivos antigos pretende aumentar a segurança das operações e diminuir a ocorrência de problemas elétricos que podem comprometer o fornecimento de água à população.

Entre os equipamentos adquiridos estão os chamados soft starters, dispositivos que permitem o acionamento gradual dos motores das bombas de água. Essa tecnologia reduz os impactos mecânicos e os picos de energia durante a partida dos motores, contribuindo para evitar desgastes prematuros e danos aos equipamentos.

Também serão instaladas chaves seccionadoras fusíveis, responsáveis pela proteção dos circuitos elétricos. Esses dispositivos ajudam a prevenir falhas que podem provocar a paralisação dos sistemas de bombeamento.

De acordo com o engenheiro eletricista da Caer, Odemil César Pereira de Melo, a modernização também permitirá ampliar o monitoramento e o controle das operações.

“Esses equipamentos são fundamentais para o acionamento seguro das bombas. Além de proteger o sistema com a partida suave, eles são equipamentos modernos que podem ser integrados ao sistema de automação da Caer, o que nos permite fazer o controle remoto e imediato das operações diretamente do Centro de Controle Operacional”, explicou.

Estiagem aumenta preocupação com o abastecimento

A instalação dos novos equipamentos faz parte das medidas preventivas adotadas pela companhia para enfrentar o período de estiagem em Roraima. Com as temperaturas elevadas e a redução das chuvas, a demanda por água aumenta, exigindo maior capacidade de operação dos sistemas de captação, tratamento e distribuição.

Nesse cenário, falhas elétricas ou problemas nos motores das bombas podem provocar interrupções no fornecimento, afetando moradores de diferentes regiões da capital.

A expectativa da Caer é que a substituição dos equipamentos antigos reduza a necessidade de manutenções corretivas e aumente a confiabilidade do sistema de distribuição.

Apesar da aquisição, a companhia não informou o valor investido nos equipamentos nem apresentou um cronograma detalhado para a conclusão das instalações nas unidades contempladas.

A modernização ocorre em um momento em que a regularidade do abastecimento ganha importância diante do aumento do consumo de água e dos desafios impostos pela estiagem em Boa Vista.

#Roraima #BoaVista #Caer #AbastecimentoDeÁgua #ÁguaTratada #Estiagem #Infraestrutura #ServiçosPúblicos #RoraimaNaRede

PARTICIPE

Comentários

0 comentário(s)
Seu comentário será publicado automaticamente.
Seja o primeiro a comentarEnvie sua opinião sobre esta notícia.