Caer restabelece abastecimento de água em Rorainópolis com revitalização de ETA
Estação de Tratamento de Água volta a operar com plena capacidade, e Companhia anuncia expansão da rede e nova unidade para o município.

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) reativou a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rorainópolis nesta segunda-feira, 13 de outubro, marcando a retomada completa do abastecimento de água no município. A medida é resultado da conclusão da fase principal das obras de revitalização da unidade, iniciadas em agosto de 2025.
As equipes técnicas da Caer trabalharam intensamente durante todo o fim de semana para finalizar os ajustes necessários, garantindo que a produção e distribuição de água potável fossem retomadas de forma segura e eficiente.
Segundo James Serrador, presidente da Caer, a ETA já está em pleno funcionamento, e o reservatório de 1.200 litros amanheceu totalmente abastecido.
"Neste primeiro momento, manteremos o apoio de caminhões-pipa para auxiliar o abastecimento, garantindo que a população tenha pleno acesso à água potável durante esta fase de normalização," explicou o presidente. Ele também adiantou que a Companhia já está iniciando a contratação de uma nova Estação de Tratamento para ampliar a produção de água em Rorainópolis.
Abastecimento Emergencial e Melhorias na Rede
Durante o período em que a ETA esteve em manutenção, o fornecimento de água foi mantido por meio de sete caminhões-pipa, que operaram das 6h às 20h, com uma parte da frota dedicada exclusivamente a serviços essenciais como hospitais, escolas e unidades de segurança. O sistema emergencial contou ainda com o funcionamento de 16 poços artesianos e três filtros russos.
Além disso, a obra trouxe expansão para a rede de distribuição: foram implantados 28 km de novas tubulações nos bairros Nova Vitória, Osmar Pereira e Santa Felicidade, ampliando a cobertura e melhorando a qualidade do serviço.
Para garantir a justiça tarifária aos moradores pelo período em que o sistema esteve em obras, a Caer informou que a cobrança nos meses de agosto, setembro e outubro de 2025 será baseada na tarifa mínima de $R 38,65 (consumo de 10 ). Após a revitalização, a empresa voltará a realizar a leitura normal dos hidrômetros, e a cobrança será feita de acordo com o consumo real de cada residência.
COMENTÁRIOS