Espaço para comunicar erros nesta postagem
Os eleitores de Roraima já podem consultar de forma rápida e simplificada se estão aptos a participar da Eleição Suplementar marcada para o próximo dia 21 de junho. O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) disponibilizou uma nova ferramenta digital que permite a verificação da situação eleitoral utilizando apenas o CPF ou o número do título de eleitor.
A consulta pode ser feita diretamente no portal do TRE-RR, por meio da opção “Situação Eleitoral – Eleição Suplementar”, disponível no endereço eletrônico tre-rr.jus.br.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, Paulo Cézar Rodrigues, o novo sistema foi desenvolvido para tornar o acesso às informações mais simples e reduzir as dificuldades encontradas pelos eleitores no sistema tradicional de consulta.
Pela nova plataforma, o cidadão consegue verificar sua zona eleitoral, seção e local de votação informando apenas um único dado. O sistema também disponibiliza o mapa do endereço onde o eleitor deverá votar, permitindo integração com aplicativos de navegação como Google Maps e Waze.
De acordo com o TRE-RR, estão aptos a participar da eleição suplementar apenas os eleitores que estavam com a situação eleitoral regular até o dia 21 de janeiro de 2026. Quem solicitou o primeiro título ou realizou inscrição eleitoral entre os dias 22 de janeiro e 6 de maio deste ano não poderá votar no pleito suplementar, estando habilitado apenas para as Eleições Gerais de 2026.
O tribunal esclarece ainda que os eleitores que realizaram transferência de município ou mudança de seção eleitoral deverão votar normalmente em seus novos locais de votação.
A criação da ferramenta ocorreu após a identificação de dificuldades no sistema convencional, que exigia o preenchimento de várias informações pessoais, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Pequenos erros nesses dados frequentemente impediam o acesso às informações, aumentando a procura por atendimento presencial e pelos canais de suporte da Justiça Eleitoral.
O TRE-RR destacou que a nova plataforma segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Na consulta, são exibidas apenas informações essenciais para identificação do local de votação, preservando a privacidade dos eleitores.
A Eleição Suplementar de Roraima ocorrerá no dia 21 de junho, das 8h às 17h, para escolha dos novos ocupantes dos cargos de governador e vice-governador do Estado.
Publicado por:
Luiz Valério
O Portal Roraima na Rede uma plataforma jornalística dedicada a trazer notícias de qualidade, com foco em informação precisa e atualizada sobre economia, política, tecnologia e tendências do agro com destaque para Roraima, mas também com o olhar...
Saiba MaisNossas notícias
no celular
Roraima na Rede
Comentários