Roraima na Rede
Anuncie aqui
--:--
BOA VISTA

Guardas municipais de Boa Vista passam por treinamento obrigatório de tiro

Capacitação reúne 448 agentes e inclui aulas sobre legislação, balística, procedimentos de segurança e utilização de novos armamentos

Os integrantes da Guarda Civil Municipal de Boa Vista participam, ao longo deste mês, do Estágio de Qualificação Anual, realizado no estande de tiro localizado no Distrito Industrial. O treinamento é obrigatório para os agentes com porte de arma e atende às exigências da Polícia Federal para a manutenção do porte institucional.

A corporação conta atualmente com 448 guardas municipais. Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Boa Vista, aproximadamente 99% dos agentes possuem autorização para portar armas de fogo.

Durante a capacitação, os participantes revisam fundamentos e técnicas de tiro, legislação, balística e procedimentos relacionados ao manuseio seguro dos equipamentos. As atividades incluem aulas teóricas e exercícios práticos.

De acordo com o inspetor Abraão, um dos responsáveis pelo treinamento, a reciclagem é necessária porque alguns agentes passam períodos prolongados sem realizar exercícios de tiro.

“Tem guardas municipais que passam algum tempo sem dar alguns tiros. Então, a gente começa lembrando os fundamentos e fazendo com que eles estejam preparados novamente”, explicou.

Treinamento com pistolas 9 mm

A edição deste ano também prepara os guardas para o uso de novos armamentos. Além da reciclagem com pistolas de calibre .380, os agentes estão sendo habilitados para utilizar pistolas 9 mm.

O treinamento contempla ainda armas de calibre 12 e outros modelos de armas longas. A previsão é de que cerca de 20 mil munições sejam utilizadas durante todas as etapas da qualificação.

O inspetor Eclesianio Santos avaliou que a atualização é necessária diante das situações enfrentadas pelos agentes nas ruas da capital.

“Nós que trabalhamos na área de segurança, e pelo nível de criminalidade que a nossa capital já enfrenta, um curso desses é muito importante para quem está no dia a dia na rua”, afirmou.

Atualização profissional

Guarda municipal há 12 anos, Paloma Brasil também participa das atividades e destacou a necessidade de aperfeiçoamento permanente.

“É muito bom porque a gente sempre está se aperfeiçoando e se capacitando. Nos sentimos preparados para atuar nos momentos mais inesperados”, declarou.

O estágio anual é uma das condições para que os agentes armados continuem exercendo suas funções dentro das normas estabelecidas para o porte institucional.

#GuardaMunicipal #SegurançaPública #TreinamentoDeTiro #PorteDeArma #Pistola9mm #QualificaçãoProfissional #BoaVista

GaleriaGaleriaGaleriaGaleriaGaleria