Lula parabeniza presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz



“Na carta, reitero a prioridade do governo brasileiro no relacionamento com a Bolívia, com a qual compartilhamos extensa fronteira, mas também uma relação de amizade e respeito”, escreveu Lula.
Notícias relacionadas:
- Acordo no Japão deixa Takaichi perto de se tornar primeira premiê.
- Trump acusa Petro de tráfico de droga; Petro diz que houve violação.
- Brasil e Índia fazem acordos em tecnologia, defesa e aeronáutica.
Lula afirmou ainda que a conclusão do processo eleitoral “em clima de tranquilidade e harmonia” demonstra o compromisso da sociedade boliviana com a democracia, “que deve seguir norteando toda a nossa região”.
Em meio a uma crise econômica, a vitória de Paz sob seu rival conservador Jorge "Tuto" Quiroga marca o fim de quase duas décadas de governos do Movimento ao Socialismo (MAS), que contava com o apoio da maioria indígena do país. No entanto, o PDC não conseguiu obter a maioria legislativa, o que vai obrigar o novo presidente a firmar alianças para governar.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
A plataforma aparentemente moderada de Paz, que promete manter programas sociais e promover o crescimento do setor privado, parece ter repercutido entre os eleitores de esquerda desiludidos com o MAS, fundado por Evo Morales, mas cautelosos com as medidas de austeridade de Quiroga.
O novo presidente tomará posse em 8 de novembro.
Assista reportagem do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, sobre as eleições na Bolívia
COMENTÁRIOS