A candidata ao Senado Teresa Surita (MDB) apresentou propostas para a região Sul de Roraima e defendeu mudanças nas regras relacionadas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante encontro político realizado em Rorainópolis. O evento reuniu apoiadores e contou com a participação do prefeito Pinto do Equador (Republicanos), que declarou apoio à candidatura de Teresa na semana passada.
Durante o encontro, Teresa afirmou que pretende direcionar parte de sua atuação no Senado para demandas dos municípios do Sul do Estado. Entre as propostas apresentadas está a implantação de uma unidade de saúde de média complexidade destinada ao atendimento infantil na região, com o objetivo de reduzir a necessidade de deslocamento de famílias até Boa Vista.
A candidata também apontou a agricultura como uma das prioridades para Rorainópolis e municípios vizinhos. Segundo Teresa, a vocação produtiva da região exige políticas de incentivo ao setor e investimentos em infraestrutura básica. Ela citou ainda problemas relacionados ao acesso à água tratada como uma das questões que precisam ser enfrentadas.
Outro compromisso apresentado foi a defesa de políticas destinadas às mulheres, especialmente nas áreas de emprego, qualificação profissional, empreendedorismo e acesso ao crédito. Teresa afirmou que pretende trabalhar pela criação de oportunidades que ampliem a autonomia financeira das mulheres e também por iniciativas voltadas aos jovens que enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.
Na área de infraestrutura, Teresa voltou a defender uma ligação rodoviária entre Roraima e o Pará pela BR-210. A proposta é avançar a partir de Caroebe em direção à região de Óbidos, no oeste paraense, criando uma nova alternativa de integração terrestre do Estado. A candidata já havia apresentado a proposta durante a campanha, relacionando o projeto ao desenvolvimento econômico principalmente do Sul de Roraima.
Teresa atribuiu o projeto a uma antiga ideia defendida pelo ex-governador Ottomar Pinto e afirmou que pretende trabalhar politicamente em Brasília para viabilizá-lo. Segundo ela, uma nova conexão rodoviária poderia reduzir a dependência da atual rota por Manaus e ampliar as possibilidades de transporte e circulação de mercadorias entre Roraima e o Pará.
A candidata também dedicou parte do discurso ao Supremo Tribunal Federal. Teresa defendeu a possibilidade de impeachment de ministros quando houver comprovação de crime e afirmou ser favorável a mudanças nas regras para composição da Corte. Entre as alterações citadas estão mandato com prazo determinado para ministros e mudanças no modelo de indicação. Em manifestações anteriores durante a campanha, ela também havia defendido a criação de regras de ética mais claras para integrantes do Supremo.
Pela Constituição, compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar ministros do STF nos crimes de responsabilidade. Os ministros da Corte são atualmente nomeados pelo presidente da República, após aprovação da maioria absoluta do Senado, e permanecem no cargo até a aposentadoria compulsória.
Ao falar sobre a parceria com a administração municipal, Teresa afirmou que, caso eleita, pretende manter presença política em Rorainópolis e trabalhar pela captação de recursos e por projetos destinados à região Sul. O apoio de Pinto do Equador foi anunciado no dia 24 de setembro; Rorainópolis é o segundo maior colégio eleitoral de Roraima, com cerca de 24 mil eleitores.
#TeresaSurita #Eleições2026 #Senado2026 #Roraima #Rorainópolis #SulDeRoraima #PolíticaRR #SenadoFederal #BR210 #RoraimaNaRede




Comentários