A comunidade das vilas no município do Amajari terá acesso aos serviços da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) ao longo desta semana, graças à iniciativa da Defensoria Itinerante. Os atendimentos e orientações jurídicas estão programados até sexta-feira (17), abrangendo diferentes localidades.
O cronograma teve início nesta segunda-feira (13) na Vila do Trairão, na Escola Estadual Francisco Pereira da Silva. Nos dias 14 e 15, a Vila Brasil receberá a equipe na Escola Estadual Ovídio Dias de Souza. O encerramento da semana ocorrerá com atendimentos nos dias 16 e 17 na Vila Três Corações, na Escola Estadual Indígena Santa Luzia.
A Defensoria Itinerante proporciona à população acesso aos mesmos serviços disponíveis nas sedes da instituição. Isso inclui orientações sobre direito de família, ação de alimentos, investigação de paternidade/maternidade, solicitação de Registro Civil (2ª via), informações sobre processos, orientação nas áreas criminal, cível e familiar, e divórcio sem bens, entre outros.
O defensor público Rogenilton Ferreira, que acompanha a ação em Amajari, destaca que esta iniciativa integra a mobilização da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima, contando com parcerias importantes como a Funai, Receita Federal e Instituto de Identificação Odílio Cruz.
"Toda a população da região do Amajari está convidada a participar dessa grande ação que permanecerá na região até o dia 17 de novembro", enfatiza o defensor Rogenilton.
Para usufruir dos serviços da Defensoria Pública, os interessados devem comparecer ao local de atendimento portando documentos pessoais, como CPF, RG, certidão de nascimento dos menores, comprovante de residência e de renda, caso possuam.