Quarta, 22 de Setembro de 2021
27°

Muitas nuvens

Boa Vista - RR

Política QUESTÃO INDÍGENA

Força Nacional deixa comunidade indígena de Palimiú na Terra Yanomami

No dia 10 de maio, indígenas de Palimiú trocaram tiros com garimpeiros, que invadiram a comunidade armados e fazendo ameaças

29/07/2021 às 10h31 Atualizada em 01/08/2021 às 11h50
Por: Luiz Valério Fonte: Redação Roraima na Rede
Compartilhe:
Recentemente, houve ataque à comunidade pelos invasores, mas não teve feridos.
Recentemente, houve ataque à comunidade pelos invasores, mas não teve feridos.

A Força Nacional de Segurança e servidores do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami deixaram nesta semana a comunidade Yanomami de Palimiú onde ocorreram confrontos entre indígenas e garimpeiros em maio deste ano. Ainda não se sabe o motivo da retirada das equipes.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública havia autorizado, em junho, o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública a se deslocar para a Terra Indígena Yanomami, maior reserva indígena em extensão territorial do Brasil. Recentemente, houve ataque à comunidade pelos invasores, mas não teve feridos.

O conflito em Palimiú  ocorreu porque, segundo a Hutukara e o Condisi-Y, indígenas montaram uma barreira sanitária no rio Uraricoera para conter a entrada de materiais de garimpo que seriam levados aos acampamentos ilegais da região onde há exploração de minérios.

No dia 10 de maio, indígenas de Palimiú trocaram tiros com garimpeiros, que invadiram a comunidade armados e fazendo ameaças. Já no dia seguinte, garimpeiros atiraram contra policiais federais  quando agentes estavam na Terra Yanomami para levantar informações sobre o conflito armado.

O reforço da Força Nacional era destinado às atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado.

A Terra Indígena Yanomami fica no município de Alto Alegre. Desde 1980, é alvo do garimpo ilegal de ouro e diamantes. A comunidade indígena Palimiú se localiza às margens do Rio Uraricoera. O local faz parte da rota usada por garimpeiros para chegar aos acampamentos que ficam no meio da floresta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias