No próximo sábado (dia 21 de outubro), acontecerá a Feira Estadual Indígena de Ciências (1ª Fecind) em Uiramutã, uma iniciativa promovida pelo Governo de Roraima. O evento estreia com a inscrição de 60 trabalhos e visa impulsionar os estudos científicos nas escolas estaduais indígenas do estado.
A programação é resultado da parceria entre o governo estadual, a prefeitura de Uiramutã e o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A feira ocorrerá simultaneamente com a 4ª Feciu (Feira de Ciências de Uiramutã).
Escolas dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Normandia, Pacaraima e o município anfitrião, Uiramutã, apresentarão seus projetos de pesquisa. Assim como a Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima), a Fecind é organizada pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) através do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima).
O tema inaugural da feira é "Etnossustentabilidade: Biodiversidade, culturas tradicionais e o desenvolvimento sustentável". O evento conta com a participação de 386 estudantes e professores orientadores.
A coordenadora estadual da Fecind, Gisele Oliveira, enfatizou a relevância do evento para a iniciação científica em comunidades indígenas de Roraima. Ela espera um público de aproximadamente mil pessoas, entre expositores, professores orientadores e visitantes.
Os vencedores da Fecind serão premiados com troféus e medalhas, além de serem credenciados para participar da XIV MCTIA (Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí) em novembro deste ano, em Belém do Pará. Além disso, serão selecionados trabalhos para participar da 30ª edição da Fecirr, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de dezembro, no Parque Anauá.