O Governo de Roraima deu início à aplicação da prova do Encceja Nacional PPL (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade) em todas as unidades prisionais de Boa Vista e no Presídio de Rorainópolis. Neste ano, 1.305 reeducandos estão participando do exame, o que representa um aumento significativo de 63,30% em relação ao ano anterior.
O Encceja é realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em colaboração com secretarias estaduais e municipais de Educação, com o objetivo de certificar competências de jovens e adultos para o ensino fundamental e médio.
O titular da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), Hércules Pereira, ressaltou que as provas estão sendo aplicadas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em dois turnos: pela manhã, para os reeducandos do ensino fundamental, e pela tarde, para os reeducandos do ensino médio. Ele também destacou a importância da educação na ressocialização dos reeducandos.
A seleção dos internos que realizariam as provas foi feita por meio de triagem realizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania. Essa triagem levou em consideração o perfil educacional de cada um dos reeducandos aptos para o exame. Além disso, ao longo do ano, foram realizados estudos para preparar os reeducandos para o dia da aplicação das provas.
A coordenadora educacional da Cadeia Pública Masculina de Boa Vista, Edna Rodrigues de Moura, destacou a mobilização dos departamentos da Sejuc para a distribuição de apostilas e o trabalho voltado à educação como forma de reinserção social.
A aplicação das provas do Encceja Nacional PPL ocorrerá até esta quarta-feira, 18, no período matutino, entre 9h e 13h. O Governo de Roraima reforça seu compromisso em proporcionar oportunidades educacionais para os reeducandos, visando à sua ressocialização e reinserção na sociedade.