Quarta, 22 de Setembro de 2021
26°

Muitas nuvens

Boa Vista - RR

Política QUESTÃO INDÍGENA

Indígenas continuam bloqueando entrada de visitantes a cidade de Uiramutã

Entre os motivos de controle de acesso a Uiramutã estão o bloqueio de entrada de bebidas alcoólicas, materiais de garimpo e turistas

27/07/2021 às 19h11 Atualizada em 27/07/2021 às 19h36
Por: Luiz Valério Fonte: Blog do Luiz Valério
Compartilhe:
A barreira criada pelos índios é motivo de polêmica até mesmo entre as entidades que defendem os direitos dos indígenas como a Sodiurr
A barreira criada pelos índios é motivo de polêmica até mesmo entre as entidades que defendem os direitos dos indígenas como a Sodiurr

Grupo do Conselho Indígena de Roraima (CIR) segue interditando a rodovia estadual que dá acesso ao município de Uiramutã, a 316 Km de Boa Vista. A barreira sanitária tem causado transtorno para quem transita pela via, ou para quem quer visitar a cidade, que fica no entorno de diversas serras e cachoeiras paradisíacas, na Raposa Serra do Sol. Nesta segunda (26), motoqueiros de trilhas foram proibidos de seguir viagem pelos indígenas do posto de fiscalização.

Entre os motivos de controle de acesso a Uiramutã, segundo os líderes indígenas, estão o bloqueio de entrada de bebidas alcoólicas, materiais de garimpo e turistas. Muitos comerciantes denunciam que são prejudicados com a barreira imposta pelo CIR, em razão de eles impedirem a entrada de visitantes.

Em 2009, quando ocorreu a homologação em área contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol pelo Supremo Tribunal Federal (STF), duas condicionantes previstas pela corte foi retirar a rodovia estadual e a cidade de Uiramutã como locais pertencentes à TI. A via e a cidade não integrariam mais a região indígena, sendo independentes. Dessa forma, qualquer pessoa pode transitar livremente.

A Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiurr)  recorreu à Justiça para suspender a barreira, mas a justiça ainda não decidiu sobre o caso. Para a entidade, o CIR está agindo de forma irregular e desrespeitando a decisão do STF, que já tem decisão sobre a área indígena. 

O prefeito da cidade, Tuxaua Benísio (Rede), que é do CIR, já confessou a interlocutores ser contra, em parte, barreira sanitária. Porém, considera que o caso deva ser resolvido na justiça.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uiramutã - RR
Uiramutã - RR
Sobre o município Uiramutã é um município do norte do estado de Roraima, sendo o município mais setentrional do Brasil. Abrigando grandes reservas indígenas e um Parque Nacional, e submetido à condição de fronteira tríplice com Guiana e Venezuela, Uiramutã sedia o 6º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro. Wikipédia Área: 8.066 km² População: 10.789 (2020) Municípios limítrofes: Normandia e Pacaraima, Guiana, Venezuela População total (IBGE/2017): 9 836 hab
Blog do Luiz Valério
Blog do Luiz Valério
Sobre Tudo sobre a política em Roraima. Saiba mais em: www.luizvalerio.com
Boa Vista - RR Atualizado às 08h02 - Fonte: ClimaTempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 33°

Qui 30°C 25°C
Sex 33°C 25°C
Sáb 33°C 25°C
Dom 31°C 24°C
Seg 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias