Mais de 120 empresas se candidataram para participar da edição deste ano do Sinergia, um programa de destaque da Plataforma Jornada Amazônia. Dentre elas, vinte e uma startups emergem como selecionadas para a edição 2023 do programa gratuito, que tem como propósito aprimorar a competitividade e o desempenho de empreendimentos inovadores na região amazônica.
Das quinze startups sediadas nos estados da Amazônia Legal, Amazonas e Pará lideram a representatividade. A diversidade de setores é evidente: de cosméticos e alimentos naturais a tecnologias de rastreabilidade em cadeias florestais, cada empresa traz uma abordagem única para contribuir com a região.
Marcos Da-ré, diretor de Economia Verde da Fundação CERTI, destaca a ênfase nas cadeias de ingredientes e produtos sustentáveis: “Todas têm uma estratégia de impacto voltada para a geração de valor à floresta amazônica e às comunidades envolvidas. No Sinergia, elas aprofundarão suas estratégias de impacto.”
O período de suporte e acompanhamento terá início em 14 de agosto e se estenderá até 30 de novembro. O programa Sinergia se baseia nas necessidades de cada empresa, desenvolvendo um plano de ação personalizado em resposta aos desafios identificados em conjunto com os empreendedores. Durante esses quatro meses, as startups selecionadas participarão de capacitações especializadas e mentorias individuais, proporcionando aprimoramento em diversas áreas.
O Sinergia faz parte da Plataforma Jornada Amazônia, uma iniciativa que visa fortalecer o ecossistema empreendedor da região. Com esta edição, o programa prossegue com sua missão de impulsionar a inovação na Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável.
Esta é a terceira edição do Sinergia, que já qualificou 30 startups em edições anteriores e continua a desempenhar um papel vital na construção de um ecossistema empreendedor dinâmico na Amazônia.
A Plataforma Jornada Amazônia é realizada e coordenada pela Fundação CERTI, com a coparticipação e investimentos de Bradesco, Fundo Vale, Itaú Unibanco e Santander. Até 2025, a plataforma visa mobilizar mais de 20 mil talentos empreendedores, contribuir para a criação de 200 startups e fortalecer a inovação em toda a região.