Uma coisa é certa: a corrida pelo Governo de Roraima já começou. A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), está percorrendo semanalmente todos os municípios de Roraima, principalmente com incursões no Sul do Estado. E é preciso que se diga que, nesses périplos semanais, Teresa está conseguindo atrair para si o apoio de lideranças locais que outrora estavam fechados com o governador Antonio Denarium (sem partido). Na viagem que este colunista fez ao Sul do Estado, na última segunda-feira (5 de julho), algumas personalidades regionais se disseram desapontadas com o tratamento recebido do governo para suas demandas, sejam elas coletivas ou de ordem pessoal.
Teresa anda a todo vapor pelo Interior, de norte a sul do Estado, como este post deixa bem claro.
Afinal, quem é o conselheiro político de Denarium? Seja ele quem for, está jogando contra ou a favor do time do governador que mais tem trabalhado por Roraima nos últimos 20 anos? Está visível que "tem algo de errado que não está certo" pelas bandas do Palácio Senador Hélio Campos.
Outra situação que atrapalha deveras o governador Antonio Denarium é o fato de, a esta altura, ele ainda estar sem partido. Continuar seguindo o caminho da política errante de Jair Bolsonaro não parece uma boa ideia, neste momento em que o ocupante do Palácio do Planalto está na berlinda, correndo risco de ser defenestrado do poder. Denarium precisa se abrigar num partido, pois é inadmissível que o comandante do estado esteja, às vésperas de um pleito eleitoral, sem abrigo partidário onde ele seja o principal nome da sigla. Enquanto isso, Teresa segue faceira, valendo-se da estrutura azeitada, ainda que fisiologista, do profissional MDB.
O Denit precisa dar uma explicação pública à sociedade roraimense sobre a situação imprestável da BR 174 Sul. É inadmissível que uma obra que custou mais de meio bilhão de reais já esteja completamente deteriorada em vários trechos, como o que fica entre Caracaraí e Iracema. Quem trafega pela região está constantemente em risco de vida, pois é impossível desviar os imensos buracos que estão por todos os lados. O menor dos prejuízos, geralmente, são aros amassados e pneus estourados. Até agora, não aconteceu a retomada da obra nunca acabada da 174 Sul.
Assim como a BR 174, a rodovia federal 210 está igualmente prejudicada, depois de apenas dois anos de uso, pós-obra de reconstrução. Em vários trechos da estrada que leva aos municípios de São Luiz, Baliza e Caroebe, a BR 210 mais parece uma colcha de retalhos, tantos foram os remendos já feitos na malha asfáltica. Por outro lado, as pontes que nunca foram construídas continuam do mesmo jeito. Os motoristas que trafegam pela região são obrigados a passar por desvio nada confortáveis.
As obras da BR 174 e da BR 210, com todos os defeitos e problemas que todos nós conhecemos, são o legado deixado pelo ex-deputado Luciano Castro (PL), hoje secretário estadual de Articulação Municipal, e também pelo ex-senador Romero Jucá (MDB), que anseia voltar à Câmara Alta do País. Para tentar se eleger ao Senado, Jucá contará com a força demonstrada por Teresa. Ou seja, o criador depende hoje, irremediavelmente, do talento político e carisma da criatura. Já Luciano, sempre pouco palatável como político, recentemente tirado do ostracismo pela benevolência do governador Antonio Denarium, é praticamente uma causa perdida.
A prefeita de São João da Baliza, Luiza Maura (Solidariedade), esteve reunida com o diretor diretor de tecnologia da informação, Paulo Aragão, quando deu andamento às tratativas para que o município roraimense possa receber o kit robótica para atender aos alunos da rede municipal. Luiza Maura esteve acompanhada do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos) e da secretária de Educação de Baliza, Davilmar Soares.
Em outra reunião no FNDE, também na companhia do deputado Jhonatan de Jesus, a gestora conseguiu a aprovação do projeto para a construção de uma escola em São João da Baliza. “Logo, logo faremos a licitação construção dessa unidade de ensino”, disse a gestora. A obra é de 2 milhões de reais, com recursos de emenda e do deputado Jhonatan.
Mín. 23° Máx. 30°