Domingo, 16 de Fevereiro de 2025
24°C 31°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Metodologias Ativadoras: uma proposta para além da atuação do sujeito

“Para o ensino de matemática não servem metodologia “Ativa” a modos sensacionais da pedagogia da “Escola Ativa”. É necessário que o professor evolua em termos, e supere as metodologias ativa, concebendo assim, para a sua prática docente, <> do protagonismo do estudante. Capazes de garantirem o sucesso estudantil, no ensino da Matemática”.

Rossiter Ambrosio
Por: Rossiter Ambrosio Fonte: Conexões Matemáticas/Rossiter Ambrósio
15/02/2023 às 17h28 Atualizada em 16/02/2023 às 16h55
Metodologias Ativadoras: uma proposta para além da atuação do sujeito
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Retomando o texto da semana passada, devo dizer que o termo – “Metodologias Ativas” para o campo de pesquisa em ensino da Matemática e outros componentes correlatos, como Física, Biologia e Química excepcionalmente, recai em um acidente semântico para o qual sugerimos um ajuste com o termo, [METODOLOGIAS ATIVADORAS].

A pergunta é, ativadoras do que? No caso da matemática, a metodologia deve ativar não só o protagonismo mecânico do estudante, mas acima de tudo, o protagonismo cognitivo. Ativar as formas de mobilização e emprego do pensamento de forma lógica por meio da gestão do pensamento hipotético-dedutivo, somente assim, podemos falar em “significant learning” (aprendizagem significativa) no contexto do ensino de matemática.

Implica dizer, que nas metodologias ativas, o estudante pode participar de grupos ou times de estudo, mudança de estações ou reversão da ação em sala de aula, laboratório e pesquisas ou sítios de investigação, porém nada disso garante a efetivação da ação cognitiva do sujeito. Ou seja, não podemos confundir ação com aprendizagem. Supõem-se que as metodologias ativas concentram-se na ação do sujeito e não na aprendizagem do mesmo. Além disso, a ação prevista para o sujeito é passiva e não autônoma. Portanto, não pode ser considerada genuinamente ativa, em termos de aprendizagem. Ao comando do professor, o estudante se movimenta nas estações previstas, mas essa movimentação poderá ser sempre submissa, passiva e sem nenhum empenho cognitivo ou autonomia.

É nesse sentido que a metodologia deve ser , mas não somente da ação mecânica do estudante, mas principalmente da ação cognitiva desse sujeito. Sendo assim, quando se trata de um componente com objetos de ensino tão complexo quanto a matemática, a participação dos estudantes nas estações de estudos em uma proposta de metodologia ativa, não garante a efetivação de aprendizagem, apenas a participação do mesmo. 

Vale aqui reafirmar que os objetos matemáticos, de acordo com Duval (2009 – 2021) são invisíveis ao estudante, sendo o papel do professor, torná-los visíveis. Isso dá sentido ao termo aqui forjado . Ativadoras do que? - Da percepção dos estudantes sobre a existência dos objetos matemáticos em sua realidade objetiva, bem como, das formas de manipulá-lo e aplicá-lo em outras áreas de conhecimento e em sua própria vida em sociedade.

Para a elaborar métodos ativos no campo de ensino da matemática, o professor deve valorizar as tendências metodológicas apresentadas nesse campo de inquérito, tais como apresentadas em Pais (2001); <<Resolução de problemas, Ensino com ludicidade, Ensino com projetos investigativos, Ensino com tecnologias, Etnomatemática, Biomatemática e Modelagem matemática>>.

De acordo com Mendoza e Tintoré (2014), todo processo didático deve ser assentado em um modelo cognitivo (teoria de aprendizagem). Na matemática temos um conjunto de teorias que fundamentam o ensino de matemática em suas diversas valências. Ou seja, <Aritmética, Álgebra e Geometria>. Para os próximos textos, apresentaremos sobre como elaborar sequências didáticas fundamentadas na TRRS, relacionada à Duval (2023 -2009) e com base na Resolução de Problemas, como um tipo especial de aprendizagem significativa da matemática.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Matemática vai muito além das contas! Ela ajuda você a planejar, decidir e prosperar. Descubra como aplicar essa ferramenta poderosa no seu dia a dia!
APRENDA MATEMÁTICA Há 2 meses

Aprenda essa ferramenta poderosa e construa um futuro mais próspero

Descubra como a matemática pode transformar sua vida, ajudando a tomar decisões melhores, planejar o futuro e construir uma vida mais segura e próspera.

Matemática simplificada: com as técnicas certas, gráficos e conexões fluem de forma natural para o aprendizado.
APRENDA MATEMÁTICA Há 2 meses

Descubra como aprender matemática de forma simples e eficiente

O professor e mestre em Matemática, Rossiter Ambrósio, retoma sua coluna aqui no portal ensinando técnicas eficazes para o aprendizado de matemática.

Imagem: Pixabay
TECNOLOGIA NA ESCOLA Há 2 anos

O “inferno astral” dos imigrantes digitais!

O medo de ser substituído por um computador em sala de aula, foi superado ao percebermos que não éramos o alvo. Na verdade, o alvo são os estudantes, a demência social, a cretinice da massa para domínio e submissão a um sistema! Existem várias formas de desconfigurar a função social do professor. A mais violenta pode ser desvirtualizar a educação de uma geração, tornando a escola irrelevante para os estudantes e enfraquecendo a função do professor. Presume-se urgência de inovação no paradigma escolar que é persistente em seus “modus operandi” e que me parece repousar num berço esplêndido dos ideais capitalistas, dignos das escolas jesuíta, praticado no período do Brasil colônia, século XV! (Reflexões expressas do autor)

Foto: Senado Federal
ENSINO DE MATEMÁTICA Há 2 anos

Não há receita pronta. Cada um faz seu caminho!

À guisa de introdução, a coluna de hoje apresenta uma resposta dada à seguinte questão: “Onde pretendemos chegar com os projetos de pesquisa em educação matemática”? Esta pergunta foi o tema da palestra de encerramento do I Encontro de Projetos de Pesquisa em Educação Matemática, encomendada pelo Departamento de Matemática (DMAT), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), para o dia 18 de maio de 2023.

Imagem de Alicja por Pixabay
MATEMÁTICA APLICADA Há 2 anos

Os números não mentem!

Há três tipo de mentira; a mentira, a mentira suja e a estatística. (Benjamin Disraeli, s/d).

Conexões Matemáticas
Conexões Matemáticas
A Matemática aplicada à sua vida pelo Professor Rossiter Ambrósio.
Ver notícias
Boa Vista, RR
25°
Tempo limpo
Mín. 24° Máx. 31°
26° Sensação
2.57 km/h Vento
78% Umidade
100% (1.35mm) Chance chuva
07h15 Nascer do sol
07h15 Pôr do sol
Segunda
33° 22°
Terça
34° 24°
Quarta
33° 23°
Quinta
33° 25°
Sexta
32° 25°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,70 +0,07%
Euro
R$ 6,00 +0,24%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,00%
Bitcoin
R$ 588,359,26 +0,18%
Ibovespa
128,218,59 pts 2.7%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade