Domingo, 16 de Fevereiro de 2025
24°C 31°C
Boa Vista, RR
Publicidade

É preciso desenvolver o pensamento mais eloquente, mais elegante e mais útil nos estudantes

Nesta continuação do artigo "Evasão escolar no Ensino Médio: falha no currículo e ausência de políticas públicas", o professor Rossiter Ambrósio segue sua reflexão sobre o verdadeiro papel do professor e da escola no ensino de Matemática

Rossiter Ambrosio
Por: Rossiter Ambrosio Fonte: Conexões Matemáticas
02/02/2023 às 19h33 Atualizada em 02/02/2023 às 20h17
É preciso desenvolver o pensamento mais eloquente, mais elegante e mais útil nos estudantes
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

A matemática não foi inserida na escola para entregar coisas fáceis, a matemática foi inserida no currículo escolar com o objetivo de ajudar os estudantes desenvolver raciocínio lógico, pensamento hipotético dedutivo por meio de resolução de problemas, para preparar os estudantes no enfrentamento de coisas difíceis da vida para a vida.

Desde a publicação dos PCN´s, os professores são orientados por meio dos documentos curriculares oficiais do MEC, que o ensino de matemática tem que ser apresentado ao aluno por meio de problemas, por situações problemas que os façam pensar e, as contas como costumam falar popularmente, são meros algoritmos e modelos mentais usados como ferramenta para tal objetivo de ensino – Pensar logicamente para tomada de decisões exultantes! 

Na teoria sobre os Registros de Representações Semióticas, Duval (2009) apresenta os objetos matemáticos como ferramentas para o desenvolvimento das habilidades matemáticas lógicas. Considerando que os objetos matemáticos não possuem uma lógica visível. Ou seja, não são visíveis aos estudantes. Ao professor é dado o desafio de torná-los acessíveis e lógicos para o estudante. 

Nesse contexto de aprendizagem, o professor é o sujeito responsável pela gestão das ferramentas matemáticas. É sua atribuição, promover o desenvolvimento do pensamento mais eloquente, mais elegante, mais útil e efetivamente lógico. As aulas de matemática na escola devem ser voltadas a esse objetivo base. 

É nas aulas de matemática que os estudantes aguçam o pensar de modo lógico e tornam-se mais competitivos no mercado de trabalho e saem na frente nessa sociedade do one click, dominada pelo smartphone e marcadas por blind peoples, (seres humanos fragilizados que buscam resolver seus problemas de modo rápido, fácil e monetizado).

Penso que é razoável afirmar que a escola tem competido com essa perspectiva social de avanços tecnológicos que embora tenha benefícios inegáveis, faz com que os alunos entram em crise de objetivos sem compreender o objetivo da matemática que é transformá-los em seres pensantes. 

A matéria ouvida no rádio me remeteu ao tempo em que eu fiz meu mestrado, quando visitei vários documentos nos quais constavam comentários e críticas ao ensino de matemática. De acordo com os documentos lidos, desde a década de 60, quando se iniciou o movimento da Educação Matemática para reformulação do currículo desse componente escolar, a Matemática é apontada como a grande causa da evasão escolar.

Atualmente, verifico que essa questão é recorrente e que deveria ser tratada, em partes, em termos de formação inicial e continuada para os professores, que na maioria ainda não sabem como ensinar por meio de resolução de problema e, conforme o quadro de situações vivenciadas no período de aulas remotas impostas no período de isolamento social, para controle da pandemia do Covid-19, pelo menos 30% dos professores/escola, apresentaram limitações para uso de dispositivos tecnológicos.

É atribuição do professor de Matemática promover o desenvolvimento do pensamento mais eloquente, mais elegante, mais útil e efetivamente lógico 

Em contrapartida, vivemos em um tempo no qual o professor para iniciar a aula precisa resgatar o aluno de um estado de hipnose tecnológica causada pelos App do smartphone e, de forma humilhante precisa lembrá-lo que estão em sala de aula e, pedir que por gentileza o mesmo retire boné, capuz, desligar o aparelho celular e guardar o phone de ouvidos.

Estes cenários explicam que a matéria ouvida no rádio é um reflexo dos problemas presentes na realidade atual da sala de aula e mostram que a escola pode está sucumbindo diante dos movimentos transculturais que não estão encontrando espaço e adequação nos modos operantes do currículo escolar.

O abandono Escolar é mais bem percebido no Ensino Médio, por que se trata do nível escolar que recebe os Jovens e adolescentes que precisam ausentar-se da escola para manter-se no mercado de trabalho, em função da sobrevivência da família. Fato que aponta para a necessidade de reforma curricular que deveria apresentar propostas de bolsa de estudo ou de estágio para jovens adolescente que enfrentam o dilema de seguir nos estudos ou de garantir a sua sobrevivência e ajudar na manutenção da família. 

Portanto, além de formação continuada para os professores, são necessárias mudança curriculares aliadas a políticas públicas que fomentem a vivência e garanta a permanecia dos estudantes na escola.

Rossiter Ambrósio dos SantosDoutor em Ensino de ciências e matemática pela REAMEC, da Universidade Federal do Mato Grosso. Phd em Didática do ensino de matemática

NOTA DO EDITOR: A coluna do professor Rossiter Ambrósio deveria ter sido publicada na quarta-feira, dia 1 de fevereiro, mas em decorrência do apagão da Internet em Roraima, acabou não sendo publicada pelo que pedimos sinceras desculpas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Matemática vai muito além das contas! Ela ajuda você a planejar, decidir e prosperar. Descubra como aplicar essa ferramenta poderosa no seu dia a dia!
APRENDA MATEMÁTICA Há 2 meses

Aprenda essa ferramenta poderosa e construa um futuro mais próspero

Descubra como a matemática pode transformar sua vida, ajudando a tomar decisões melhores, planejar o futuro e construir uma vida mais segura e próspera.

Matemática simplificada: com as técnicas certas, gráficos e conexões fluem de forma natural para o aprendizado.
APRENDA MATEMÁTICA Há 2 meses

Descubra como aprender matemática de forma simples e eficiente

O professor e mestre em Matemática, Rossiter Ambrósio, retoma sua coluna aqui no portal ensinando técnicas eficazes para o aprendizado de matemática.

Imagem: Pixabay
TECNOLOGIA NA ESCOLA Há 2 anos

O “inferno astral” dos imigrantes digitais!

O medo de ser substituído por um computador em sala de aula, foi superado ao percebermos que não éramos o alvo. Na verdade, o alvo são os estudantes, a demência social, a cretinice da massa para domínio e submissão a um sistema! Existem várias formas de desconfigurar a função social do professor. A mais violenta pode ser desvirtualizar a educação de uma geração, tornando a escola irrelevante para os estudantes e enfraquecendo a função do professor. Presume-se urgência de inovação no paradigma escolar que é persistente em seus “modus operandi” e que me parece repousar num berço esplêndido dos ideais capitalistas, dignos das escolas jesuíta, praticado no período do Brasil colônia, século XV! (Reflexões expressas do autor)

Foto: Senado Federal
ENSINO DE MATEMÁTICA Há 2 anos

Não há receita pronta. Cada um faz seu caminho!

À guisa de introdução, a coluna de hoje apresenta uma resposta dada à seguinte questão: “Onde pretendemos chegar com os projetos de pesquisa em educação matemática”? Esta pergunta foi o tema da palestra de encerramento do I Encontro de Projetos de Pesquisa em Educação Matemática, encomendada pelo Departamento de Matemática (DMAT), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), para o dia 18 de maio de 2023.

Imagem de Alicja por Pixabay
MATEMÁTICA APLICADA Há 2 anos

Os números não mentem!

Há três tipo de mentira; a mentira, a mentira suja e a estatística. (Benjamin Disraeli, s/d).

Conexões Matemáticas
Conexões Matemáticas
A Matemática aplicada à sua vida pelo Professor Rossiter Ambrósio.
Ver notícias
Boa Vista, RR
25°
Tempo nublado
Mín. 24° Máx. 31°
26° Sensação
1.03 km/h Vento
78% Umidade
100% (1.35mm) Chance chuva
07h15 Nascer do sol
07h15 Pôr do sol
Segunda
33° 22°
Terça
34° 24°
Quarta
33° 23°
Quinta
33° 25°
Sexta
32° 25°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,70 +0,07%
Euro
R$ 6,00 +0,24%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,00%
Bitcoin
R$ 587,086,00 -0,04%
Ibovespa
128,218,59 pts 2.7%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade