Equipes da Defesa Civil estadual, Secretaria do Índio, Setrabes e Prefeitura de Uiramutã atuam de forma conjunta naquele município, desde o dia 15 de junho, numa ação de assistência humanitária às comunidades indígenas afetadas por inundações provocadas pelas últimas chuvas intensas na região. Estão sendo distribuídas 1.200 cestas básicas para as famílias que sofreram algum dano por causa das chuvas.
Conforme o diretor-executivo da DC, coronel Cleudiomar Ferreira, o trabalho faz parte das ações de resposta do Governo do Estado ao desastre causados pelas fortes chuvas. As equipes devem permanecer em Uiramutã, levando ajuda às pessoas atingidas pelas chuvas por mais uma semana, segundo disse Ferreira.
O planejamento da Defesa Civil está sendo mantido porque, apesar do Rio Branco, estar baixando progressivamente o nível das suas águas, ainda há a previsão de que vá chover intensamente por vários dias até o final do inverno. “No entanto, até aqui não enfrentamos nada que se compare à cheia de 2011”, comentou o diretor-executivo da Defesa Civil.
Porém, comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco ainda são motivo de preocupação, devido à situação de isolamento. Coronel Cleudiomar Ferreira disse que a Defesa Civil ainda vai se deslocar à região para prestar socorro às famílias que necessitam de apoio. Também será preciso levar ajuda para pessoas isoladas no município de Normandia, segundo adiantou Ferreira.