Focada em entender como as comemorações de final de ano impactam o comportamento dos consumidores, a OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online de itens usados e seminovos, acaba de concluir estudo com mais de 5 mil usuários para analisar os padrões de compra dos brasileiros para o Natal.
De acordo com a pesquisa, 23% dos respondentes planejam presentear alguém nesta data, como filhos ou enteados (46%), esposos ou namorados (42%), pai e mãe (30%) ou a si mesmo (30%).
A maioria dos pesquisados, 63%, estão dispostos a pagar mais de R$ 150 na compra do presente, enquanto 17% gastariam entre R$ 100 e R$ 150; 13%, de R$ 50 a R$ 100; e 7% desembolsaria até R$ 50.
Itens mais desejados dentro da plataforma para os presentes
Dentre aqueles que estão se planejando para comprar algo, eletrônicos e celulares são a preferência de mais da metade (54%) dos respondentes para presentear alguém. Em seguida, aparecem itens de moda e beleza (32%), itens para a casa (25%), doces como panetones e outros chocolates (14%), e experiências, como jantar fora e voo de balão (11%).
Ao serem questionados sobre o método preferido na hora de pagar a compra, cerca de 42% dos participantes apontaram o PIX como a melhor opção.
Em contrapartida, 35% optam pelo parcelamento no cartão de crédito e 33% pelo pagamento em dinheiro ou boleto. A quitação à vista no cartão de débito ou crédito é apontada por 21% para cada meio.
“Mesmo em um momento de crise financeira, inflação alta e endividamento das famílias, nossa pesquisa mostra que o brasileiro não quer deixar de presentear quem gosta neste Natal. 92% dos pesquisados tem a intenção de comprar o mimo por meio da OLX", afirma Regina Botter, General Manager da OLX.
Segundo Regina, a plataforma se mostra uma opção para quem procura produtos de qualidade com preços mais acessíveis. "É o caso de objetos de segunda mão e também para quem quer contribuir com o consumo sustentável por meio da economia circular”, destaca.
● Tire todas as dúvidas pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagem, que são ambientes menos controlados;
● Preste atenção na etapa de conclusão da compra e não siga caso identifique alguma atitude suspeita.
● Não divulgue seus dados pessoais nem seu número de celular;
● Desconfie de preços ou ofertas muito abaixo do mercado;
● Verifique na plataforma informações sobre o vendedor, como tempo de conta;
● A OLX oferece o Compra Segura, serviço pelo qual é possível pagar uma compra pela plataforma, sem precisar efetuar transferências para terceiros. Assim que o pagamento é confirmado pela OLX, o comprador recebe uma mensagem de confirmação diretamente no chat do anúncio;
● Sempre peça a nota fiscal do item que está negociando. Desta forma, há certeza da legalidade da procedência do produto e, caso ainda esteja na garantia, é possível ter acesso à assistência técnica oficial;
● No caso de uma compra ou entrega presencial, escolha lugares públicos e movimentados, como praças, shoppings ou estações de metrô. E, se possível, sempre vá acompanhado de outro adulto;
● A OLX não possui parcerias com aplicativos externos de entrega, como Uber, Rappi, 99, Loggi e afins. Para vendas e compras com a OLX Pay, as entregas funcionam para todo o Brasil via Correios.
● A OLX nunca solicita códigos de confirmação ou de segurança. Seja por telefone, e-mail, chat ou aplicativos de mensagens. Se você receber algum contato em nome da OLX solicitando qualquer código ou senha, denuncie na plataforma;
● A OLX não envia e-mails com anexos ou links que redirecionam para fora da plataforma. Caso você receba alguma comunicação do tipo, não baixe nenhum tipo de documento e não clique nos links.
No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente.
Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida.
Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, Viva Real, DataZAP+, Anapro+, Geoimovel, Conecta Imobi e ZAP+Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.
A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.