O brasileiro tem provado nos últimos três dias que gosta mesmo de entrar no Koo do outro. Não, não é o que você está pensando. Estou falando da nova rede social indiana - o Koo App - que atraiu a atenção dos internautas do Brasil, diante da crise existencial do Twitter, depois da sua aquisição pelo empresário riquinho e mimado, Elon Musk.
Entusiasmados com a adesão dos brasileiros ao Koo, seus criadores têm feito declarações de amor ao público brasileiro e se esforçado para atender aos pedidos de implementação de novos recursos em tempo recorde. A noite de sábado par domingo foi de trabalho intenso na sede da rede social para atender à demanda apresentada pelos easy adopters tupiniquins.
A corrida de brasileiros para criar contas no Koo, desde a última sexta-feira (18), depois que Musk publicou um meme sobre a possível morte do Twitter, fez com que a rede social da Índia se tornasse o aplicativo mais baixado nas duas principais lojas de aplicativo do Brasil, a Play Store (do sistema Android, do Google) e a App Store (do iOS, da Apple). Somente na sexta-feira, foi feito nada menos de um milhão de downloads por brasileiros.
O som da pronúncia do nome da rede social, exatamente o mesmo da palavra “Cú”, sinônimo de ânus (orgão excretor humano), foi um dos grandes chamarizes dos brasileiros, que usaram a semelhança para fazer brincadeiras e piadas de todos os tipos. Uma baixaria alegre e coletiva, digamos. Os criadores desconheciam a similaridade de sons entre as palavras e principalmente o significado dele para os brasileiros.
O símbolo/mascote do Koo é um pintinho amarelo, o que levou os usuários verde-amarelos a fazerem ainda mais brincadeiras de duplo sentindo com o nome da nova rede social. Os criadores do Koo, entre eles Aprameya Radhakrishna, publicaram, ainda na sexta-feira, uma enquete em que perguntavam se os brasileiros queriam a mudança no nome da rede social. O “NÃO” venceu, claro.
Fato é que a aparência do Koo e sua engenharia de usabilidade é muito similar à do Twitter em seus primeiros anos de existência, com alguns recursos muito interessantes. Na verdade, o aplicativo tem características do Twitter, do Instagram, do Facebook e do Club House num só lugar. A aceitação e identificação dos usuários novos tem sido intensa. Famosos e influencers do Brasil já criaram suas contas por lá. Este editor, que também é um easy adopter, já está na rede social.
Aí, é inevitável perguntar: e você, caro leitor, também vai abrir/criar seu Koo e fazer parte da brincadeira?
Neste domingo (20 de novembro) pela manhã, dia da abertura da Copa do Mundo de Futebol, por exemplo, o Twitter está bugado, segundo relatos feitos ao Down Detector, que monitora problemas em sites como a rede social do passarinho azul em tempo real.