A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir diversas doenças e nesse sábado, 5, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), participou do dia “D” da Campanha de Multivacinação Transfronteiriça dos países Brasil e Guiana. O evento ocorreu no município de Bonfim e contou com a participação de autoridades do Brasil e da Guiana.
O objetivo da ação é implementar estratégias diferenciadas com a finalidade de melhorar as coberturas vacinais e ofertar o serviço à população, sem distinção de nacionalidade, visando manter o controle das doenças imunopreveníveis. A campanha segue até o dia 12 de novembro.
“Essa parceria tem como finalidade aperfeiçoar a vacinação da população fronteiriça. Uma oportunidade única para rever aqueles que eventualmente não estejam com a sua carteira de vacinação totalmente completa. Isso demonstra a preocupação que existe do Estado de Roraima em promover essa integração junto com o Ministério da Saúde e países vizinhos, como uma forma de garantir segurança para nossa população e para população dos países vizinhos”, enfatizou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
A CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), juntamente com o Ministério da Saúde, faz a campanha com o apoio da Atenção Básica dos municípios de Bonfim e Pacaraima. A ação também tem o suporte da Operação Acolhida, da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) e da Guiana.
“O evento de hoje é uma integração de imunização que está acontecendo simultaneamente tanto no município de Bonfim, como na cidade de Lethem. Estamos intensificando a vacinação nas fronteiras até o dia 12”, esclareceu a coordenadora da CGVS, Valdirene Cruz.
Durante a campanha, serão oferecidas vacinas para a erradicação de doenças e outras previstas no calendário de imunização contra Poliomielite, Febre Amarela, Covid-19, além da Tríplice Viral, Pentavalente e Pneumocócica-10.
Participaram também do evento o diretor executivo da Saúde da Guiana, Narine Singh, a diretora do Departamento da Saúde Materno Infantil do Ministério da Guiana, Dra. Oneka Scott, o cônsul da Guiana em Boa Vista, Rodger King, a consultora técnica em Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, Fernanda Manara, o vice-prefeito de Bonfim, Mário Nicácio, e o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Roraima, José Vieira.