Sexta, 20 de Maio de 2022
25°

Muitas nuvens

Boa Vista - RR

Economia EXPORTAÇÃO

Encontro em Roraima marca retorno das atividades do Plano Nacional da Cultura Exportadora

Esta é uma iniciativa do Governo Federal que visa ampliar número de exportadores no Estado

13/05/2022 às 10h39
Por: Luiz Valério Fonte: Assessoria de Comunicação
Compartilhe:
A exportação reflete diretamente no desenvolvimento econômico do Estado - Imagem apenas ilustrativa
A exportação reflete diretamente no desenvolvimento econômico do Estado - Imagem apenas ilustrativa

O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) é uma iniciativa do Governo Federal que busca difundir a cultura exportadora e ampliar o número de exportadores. Em Roraima, o Comitê Gestor é coordenado pela Federação das Indústrias (FIER). As atividades estavam paradas por conta da pandemia, mas retornam neste mês com um evento de abertura e o início dos atendimentos às empresas.

O encontro será no dia 18 de maio, às 18h30, no auditório do Instituto Euvaldo Lodi/IEL-RR, localizado na Avenida Capitão Júlio Bezerra, 363, Centro de Boa Vista. O intuito da programação é apresentar o plano e reunir uma rede de apoio, formada por empresas e diversas instituições – públicas e privadas – que atuam no fomento às exportações brasileiras.

De acordo com o analista de Comércio Exterior da FIER, Ivan Gonzalo, o principal papel do PNCE-Roraima é organizar as ações desenvolvidas pelas instituições parceiras para que as atividades sejam executadas de forma harmônica, evitando duplicidades e sombreamentos, minimizando lacunas e, desta forma, otimizando os esforços no que tange à exportação.

“O plano tem a participação de entidades nacionais, como a Apex-Brasil, de governos estaduais e municipais, Receita Federal, além de diversas instituições regionais, como é o caso da Suframa. A coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Economia e nas Unidades da Federação por Comitês Estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais, sendo em Roraima a FIER”, explicou o analista.

Quanto ao encontro, Gonzalo destacou que serão apresentados o Plano Nacional da Cultura Exportadora, as entidades que compõem o comitê gestor, a forma como os empresários podem ingressar no programa e serem beneficiados no mercado externo e um case de sucesso. “Retornamos com as atividades do PNCE e estamos aptos a atender esta demanda”.

Gonzalo ressaltou, ainda, que o evento tem a finalidade de apresentar oportunidades disponíveis no mercado exportador, incluindo consultorias especializadas e informações sobre acessos a mercados. Mais informações e como participar podem ser solicitadas por meio do telefone 4009 5409 e/ou e-mail [email protected]

Serviço:

Retorno das atividades do PNCE

Dia: 18 de maio

Onde: Auditório do IEL-RR

Hora: 18h30

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias