Sexta, 20 de Maio de 2022
25°

Muitas nuvens

Boa Vista - RR

Política DE FORMA INVICTA

São Raimundo se consagra heptacampeão roraimense de futebol

Esse é o 11º título da era profissional do Mundão; além do heptacampeonato com sete finais seguidas, vitória sobre Real garantiu vaga na Copa do Brasil 2023

05/05/2022 às 14h22
Por: Luiz Valério Fonte: Secom GovRR
Compartilhe:
Esse é o 11º título estadual do São Raimundo
Esse é o 11º título estadual do São Raimundo

Em um jogo de muita emoção, o São Raimundo conquistou o heptacampeonato roraimense de futebol. A final de 2022, disputada contra o time do Real, foi conquistada de forma antecipada, já que o Mundão foi campeão do primeiro e segundo turnos do torneio. A equipe, treinada por Chiquinho Viana, usou o regulamento e levou mais uma taça para a estante do clube, vencendo a final por 2 x 1, com transmissão da TV Assembleia (57.3) e pelo canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

No início da primeira etapa da partida, disputada na noite desta quarta-feira (4), no Estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho, houve uma boa movimentação. As equipes foram para cima buscando o resultado, mas sem grandes chances de abrirem o placar. Até que, aos 23 minutos, o São Raimundo balançou a rede do Real com um gol de Juninho. Mas, a arbitragem marcou impedimento e anulou o gol.

Precisando da vitória para conquistar o segundo turno e ter a possibilidade de disputar a final geral em outra partida, o Real vinha crescendo no jogo. Porém, foi o Mundão que novamente estufou as redes. Só que, dessa vez, valeu. Numa cobrança de escanteio, Selson mandou de cabeça para o gol, o goleiro Fernando defendeu, mas a bola sobrou para Fininho que mandou um "foguete" que foi parar nas redes do Real: 1 x 0 Mundão.

Com o placar assinalando a vitória, o São Raimundo caiu em rendimento e o Real continuou buscando o resultado. Quando parecia que o placar do primeiro tempo permaneceria o mesmo, Jerinha surpreendeu e empatou o jogo para o Real. Um belo chute no lado direito do goleiro João Vitor, sem chances de defesa.

Já no segundo tempo, as duas equipes sabiam que apenas a vitória interessaria. Enquanto o Mundão aproveitava a posse de bola, o Real estava fechado, visando ao contra-ataque. Entretanto, numa cobrança de escanteio, João Paulo cabeceou para a área do Real e o juiz marcou pênalti para o São Raimundo, pois a bola bateu no braço do defensor do Real ao tentar tirá-la com o peito.

Para cobrar a penalidade, Fininho pegou a bola e entregou a Rian, que cobrou com um forte chute no meio do gol, ampliando o placar para o Mundão em 2 x 1. Novamente à frente no marcador, o São Raimundo trabalhava a bola enquanto o Real tentava igualar a partida. Inspirado, João Vitor, arqueiro do Mundão, fazia boas defesas, segurando o resultado.

Na transmissão da TV Assembleia, pelo canal do Youtube, a torcida do Real acreditava no empate, enquanto os torcedores do São Raimundo aguardavam ansiosamente o fim do jogo para soltar o grito de campeão. Próximo do fim do segundo tempo, o árbitro André Rodrigo Rocha mandou levantar a placa de sete minutos de acréscimo.

O Real, que após 11 anos estava de volta a uma final, foi para cima. No ataque, Helsinho arrisca longe da área e manda para a bola para fora. João Vitor, goleiro do Mundão, fica só olhando. A um minuto do fim, novamente, Helsinho lança na área e, mais uma vez, João Vitor sai bem do gol, ficando com a bola. A Associação Esportiva Real tentou, mas não deu. Aos 52 minutos, o árbitro levantou a mão, apitou e sagrou, no Estádio Flamarion Vasconcelos - Canarinho, o São Raimundo Esporte Clube como campeão estadual de 2022.

Esse é o 11º título do São Raimundo, que foi vitorioso nos anos de 2004, 2005, 2012, 2014 e de 2016 a 2022, sendo sete vitórias sequenciais, garantindo o título de heptacampeão. E na campanha deste ano, foram 11 jogos invictos, somando-se aos anos de 2005 e 2015, quando conquistou, também de forma invicta, o campeonato estadual.

Conforme o regulamento da Federação Roraimense de Futebol (FRF), quando um time é campeão dos dois turnos, quem leva o vice-campeonato é a equipe que somar o maior número de pontos durante a competição. Sendo assim, com a vitória sobre o Real, o São Raimundo deu ao Náutico o título de vice-campeão, por ter somado 13 pontos contra 12 do Real. Os dois times, São Raimundo e Náutico, serão os representantes na Copa do Brasil, Série D de 2023.

Emocionado, o técnico do São Raimundo, Chiquinho Viana, disse que esse resultado é fruto de “muito trabalho e humildade”. “Somos o maior e melhor campeão de Roraima. Falaram que éramos o pior elenco quando perdemos para o Ceará, foi uma covardia com a minha equipe. E não somos o pior elenco, mas calamos nossa boca e fomos trabalhar. Hoje, somos o melhor elenco da história”, disse em tom de desabafo.

Para o técnico da Associação Esportiva Real, Carlos Eduardo Oliveira de Castilho, o Cadu, a equipe sofreu alguns desgastes durante a partida e cometeu erros. Ele acredita que a partida foi equilibrada, mas faltou intensidade.

“Perdemos Jerinha, o nosso centroavante, e tivemos que mudar o esquema. O São Raimundo adiantou as linhas atrapalhando nosso jogo no meio de campo. Mas faltou sorte. Futebol precisa de sorte e muita competência, mas a equipe do São Raimundo mereceu, pois trabalha bastante e vem colhendo os frutos”, reconheceu.

Autor do gol da vitória, Rian Almeida dedicou o título à família, que está em São Paulo, mas acompanhou todos os lances pela rede social da Assembleia Legislativa. “Foi um trabalho coletivo, apesar de terem faltado alguns guerreiros. Quando a equipe trabalha bem, o individual aparece. Agradeço a Deus e à minha família por sempre acreditar em mim, nunca me deixar desanimar. Vamos pensar agora em voos mais altos”, afirmou Rian.

Paulo Roberto de Lima, torcedor do São Raimundo, estava feliz com a vitória. “O título mais uma vez veio para a nossa casa. O São Raimundo fez bonito, jogou com raça”, disse o servidor público.

DO CABURAÍ AO CHUÍ - Internautas interagem e vibram na arquibancada virtual

Não foi apenas uma partida de futebol, foi um momento de interação entre os internautas que acompanharam a disputa entre o São Raimundo e o Real. O Campeonato Roraimense de Futebol 2022 atraiu a atenção dos torcedores do Caburaí ao Chuí.

Das comunidades indígenas no interior de Roraima ao Rio Grande do Sul, internautas apreciaram o futebol roraimense. E da arquibancada virtual, eles vibravam e contavam histórias e curiosidades sobre a vida dos jogadores.

Na hora do primeiro gol do São Raimundo, Cleide Kirsten vibrou ao teclar “golaçooooooo! Fininho qualidade”. E para incentivar quem estava perdendo, o internauta Efootball Roraima exclamou: “Boraaaa Real!”

E quando o jogo empatou, a internauta Larissa Balieiro, de Manaus (AM), indagou: “Vai para os pênaltis ou algum deles tem vantagem? Que bacana a transmissão! Parabéns”, disse.

Quem aprovou a iniciativa da TV Assembleia foi Alex Barroso, ao classificar de “grande transmissão da ALE-RR”. João Renato Alves estava assistindo de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, enquanto Idis José estava em Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. “Alô Bentes! Parabéns pelo excelente trabalho! Estou ligado mais uma vez nessa grande transmissão junto à equipe do Canal MultiMídia. Valeu”.

Foram registrados também internautas de Goiânia (GO) e Aracaju (SE). Mário Belarmino da Silva marcou presença direto da comunidade indígena Truaru. “Estou assistindo e valorizando o nosso futebol macuxi”, disse. Havia internautas dos municípios de Rorainópolis, Caroebe e São Luiz.

Essa é a segunda vez que a TV Assembleia faz a cobertura do torneio estadual. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa entende a importância do fomento ao esporte. O canal 57.3 tem incentivado o esporte roraimense e, além do futebol profissional, já transmitiu o amador, e, de uma forma inédita, a final do futebol na categoria feminina, o Peladão 2022.

Na grade de programação da emissora do Legislativo, o programa Memórias do Esporte, apresentado por Bernardo Silva e Waldenir Benttes, é fruto do comprometimento do Poder Legislativo e aborda acontecimentos históricos, não só do futebol, mas do esporte roraimense em geral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias