Imagens de Satélite do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no Oceano Atlântico, provocando muita chuva para a Região Norte do estado. A ZCIT também tende a intensificar as chuvas na Região Sul de Roraima, o que pode resultar na cheia do Rio Branco, na Capital Boa Vista.
Como resultado da chegada da Zona de Convergência Intertropical na região, trazida pelos ventos alísios, as chuvas já começaram a cair de forma mais intensa no município de Normandia, deixando várias comunidades indígenas isoladas. O município de Bonfim já enfrentou essa situação.
O prefeito Dr. Raposo pediu ajuda da Coordenação da Defesa Civil (DC) estadual e duas equipes foram enviadas ao município para socorrer os indígenas isoladas, como é o caso daqueles da comunidade Lameira, onde uma ponte foi levada pelas águas. “Essas chuvas mais fortes no Norte do estado não estavam previstas até 15 dias”, disse o coronel Cleudiomar Ferreira, coordenador da Defesa Civil.
Devido a essa situação, é possível que o prefeito Dr. Raposo decida decretar situação de emergência em Normandia nos próximos dias, conforme adiantou o coordenador da DC. “Nós recebemos vários relatos de tuxauas pedindo socorro. O prefeito no pediu ajuda. Vamos fazer um diagnóstico da situação para embasar a possível decretação de situação de emergência”, explicou.
Conforme o coronel Cleudiomar, daqui para a frente os moradores dos municípios localizados no Norte de Roraima vão conviver com mais chuvas e a possibilidade de inundações. Daí que a Defesa Civil já está de prontidão para atender a qualquer eventualidade.
Com a intensificação das chuvas na Região Norte de Roraima, a cheia do Rio Branco, em Boa Vista, que era algo que parecia distante até a semana passada está mais perto de acontecer, pois o manancial subiu um metro em seu nível em menos de sete dias. Até domingo, o nível do rio estava em 5,3 metros. “No final da tarde desta quinta-feira (27 de maio), a escala já media 6,37 metros, o que indica a possibilidade de cheia nos próximos dias”, disse.