A volta do crescimento do número de contaminados pelo Novo Coronavírus, causador da Covid-19, tem levado os gestores públicos a adotar medidas de prevenção contra o alastramento da pandemia. Nesta quinta-feira (20 de janeiro), o prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira publicou um decreto em que adota medidas restritivas para tentar controlar o avanço da doença no município.
Ente as medidas de contenção da Covid-19 está o cancelamento da emissão de alvarás que autorizem a realização de festas e eventos que gerem aglomeração de pessoas até a primeira semana de março.
Nos últimos dias Roraima registrou um aumento de 800% no número de pessoas com resultado positivo para a Covid-19. O Hospital Regional Ottomar de Sousa Pinto, de Rorainópolis, já registrou 40 casos positivos da doença. Esses são alguns dos argumentos usados Leandro Pereira para a publicação do novo decreto com medidas restritivas.
Os fiscais da Vigilância Sanitária Municipal também vão fazer fiscalização nos locais onde geralmente se realizam eventos públicos para evitar a transgressão as medidas impostas pelo Município.
Leandro Pereira diz no decreto que, além do aumento dos casos de Covid-19 em todo o estado, “há alguns meses vem sendo registrado um aumento expressivo nos casos de Influenza, cujos os fatores somados têm impactado junto ao sistema de saúde com expressiva demanda por atendimentos e internações”.