Um comboio de ajuda humanitária do Governo de Roraima, composta por homens e mulheres da CGDC (Coordenadoria Geral de Defesa Civil Estadual), Setrabes (Secretaria Trabalho e Bem-Estar Social) e SEI (Secretaria do Índio), se deslocou nesta sexta-feira, 21, ao município de Bonfim para atender 400 famílias em comunidades indígenas isoladas devido às fortes chuvas registradas naquela região.
A ação conjunta da Defesa Civil atende ao pedido do prefeito de Bonfim, Joner Chagas, que decretou situação de emergência no município. Conta também com o apoio do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) Leste e brigadistas.
De acordo com o coordenador geral de Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, as equipes foram verificar as reais necessidades de ajuda para a população, após o rompimento de uma ponte próximo à comunidade do Jacamin.
“Nós vamos atender pelo menos 400 famílias que ficaram isoladas em decorrência das fortes chuvas registradas nos últimos 10 dias em Bonfim. Nossas equipes já foram até o local por quatro vezes. Fizemos todo esse levantamento e comprovamos que há realmente a dificuldade de acesso a essas comunidades e a necessidade dessa resposta é realmente em caráter emergencial”, disse.
De acordo com o levantamento, ao menos cinco comunidades indígenas na região da Serra da Lua foram afetadas intensamente com o período chuvoso, entre elas, as comunidades Jacamin, Wapun, Marupá, Ponto Cinco e Água Boa
Cantá enfrenta situação semelhante
Outra ação semelhante a essa foi executada no município de Cantá para atender às comunidades agrícolas do PA (Projeto de Assentamento) Tatajuba, com o auxílio da prefeitura, enviando equipe médica e de saúde para fazer o atendimento emergencial no local.
Depois de quatro dias foram, feitos trabalhos de baldeação no Rio Quitauaú, devido ao transbordamento na RR-207, que dá acesso ao PA Taboca, vila Vilhena e outras regiões de Bonfim.
Sul do Estado
A Defesa Civil, juntamente com DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), PRF (Polícia Rodoviária Federal), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura), atende outra ocorrência emergencial com o transbordamento do Rio Anauá, no município de Rorainópolis, próximo à vila Martins Pereira. A previsão é que o trecho passe por reparos a partir deste sábado, 22.