Terça, 25 de Janeiro de 2022
27°

Nuvens esparsas

Boa Vista - RR

Cidades ENERGIA SEGURA

Operação do Ipem-RR fiscaliza fios e cabos em empresas de materiais de construção

A operação teve o objetivo de identificar irregularidades em fios e cabos elétricos expostos à venda em lojas de materiais de construção em Roraima

04/12/2021 às 10h17
Por: Luiz Valério Fonte: Secom/GovRR
Compartilhe:
Os fiscais do Ipem-RR percorreram as lojas de materiais de construção para fiscalizar a qualidade dos cabos e fios de energia
Os fiscais do Ipem-RR percorreram as lojas de materiais de construção para fiscalizar a qualidade dos cabos e fios de energia

O Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) realizou entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, a Operação Nacional, Energia Segura, em conjunto com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e os órgãos Delegados de todo o Brasil.

Segundo Isabella Dias, é uma preocupação do Governo de Roraima, garantir a segurança da população na hora de realizar as compras desse material para uma obra.

“A segurança dos sistemas elétricos prediais depende diretamente da qualidade dos produtos utilizados, para evitar curto circuito e incêndios. Portanto é papel do Ipem-RR, como órgão delegado do Inmetro, garantir que a população leve produtos certificados. É através dessa fiscalização, que a resistência elétrica dos fios e cabos, bem como, a quantidade de cobre apresentado no fio, passam por verificações, para identificar se estão de acordo com os critérios de regulamentação do Inmetro,” declarou Isabella.

Segundo ela, a equipe técnica realizou a coleta de amostras, e conduziu para o laboratório, onde testes de verificação da conformidade estão sendo realizados. "A partir dos resultados, serão tomadas providências para notificar os comércios ou as fábricas sobre as marcas que não forem aprovadas”, pontuou.

Além de proteger o consumidor, a ação de fiscalização também tem o objetivo de fazer com que os comerciantes que trabalham somente com materiais certificados, tenham assegurados seus direitos de concorrência leal com os demais.

“Se a empresa obteve do fabricante, produtos certificados, produtos regulamentados, ela está protegida e oferecendo concorrência leal com os demais comerciantes. Agindo dentro da conformidade, não estará sujeita a notificações, e sim os fabricantes”, detalhou Isabella.

OUVIDORIA - O consumidor pode tirar dúvidas e apresentar denúncias ou sugestões presencialmente por meio da Ouvidoria do Ipem-RR, ou enviar mensagens por meio do telefone (95) 99135-3061, e das nossas redes sociais: Instagram - @Ipemrr; e Facebook – Instituto de Pesos e Medidas de Roraima.

Estamos localizados na Av. Surumu, 1719 – São Vicente, com atendimento de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Vista - RR
Boa Vista - RR
Sobre o município Boa Vista é um município brasileiro e capital do estado de Roraima, Região Norte do país. Concentrando cerca de dois terços dos habitantes do estado, situa-se na margem direita do rio Branco. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 419 652 habitantes em 2020.
Blog do Luiz Valério
Blog do Luiz Valério
Sobre Tudo sobre a política em Roraima. Saiba mais em: www.luizvalerio.com
Boa Vista - RR Atualizado às 02h12 - Fonte: ClimaTempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 35°

Qua 35°C 24°C
Qui 35°C 23°C
Sex 36°C 23°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias