Terça, 25 de Janeiro de 2022
28°

Nuvens esparsas

Boa Vista - RR

Saúde Piauí

Sesapi firma parceria com Hospital Beneficência Portuguesa para fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde

O objetivo desse projeto é articular pactos regionais a partir do fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde nas macrorregiões de saúde, compostas por um conjunto de municípios adjacentes e que farão parte do Plano Estadual de Saúde.

03/12/2021 às 15h25
Por: Luiz Valério Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário de Estado da Saúde Florentino Neto e a vice-governadora Regina Sousa estiveram reunidos com representantes do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo, para apresentação do projeto da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o hospital, que vai permitir o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde.

O objetivo desse projeto é articular pactos regionais a partir do fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde nas macrorregiões de saúde, compostas por um conjunto de municípios adjacentes e que farão parte do Plano Estadual de Saúde. Como explica a diretora de Planejamento da Sesapi, Ana Eulálio.

“O propósito é implementar um processo de planejamento regional integrado nos 224 municípios do Piauí. Vamos trabalhar com os gestores municipais para o engrandecimento e buscar quais as prioridades em saúde de cada região para serem consolidadas no Plano Estadual de Saúde”, destaca.

Com a implantação do projeto será instalado um time articulador, integrado por profissionais que passarão por um processo de formação que irá ajudar os gestores a desenhar Planos Regionalizados de Integração específicos em cada região do estado. “Vamos trabalhar conjuntamente com o estado, Conselho de Secretários Municipais de Saúde e mais atores. Nosso projeto vai até 2023 e neste primeiro ano será realizada a etapa de planejamento para definir a forma como vamos executar. E hoje com a presença da vice-governadora e do secretário Florentino Neto podemos perceber o compromisso do estado com esta ação”, disse Cíntia Costa, coordenadora do projeto de regionalização do Hospital Beneficência Portuguesa.

Por meio dessa parceria, cada macrorregião poderá compartilhar estruturas e serviços hospitalares a partir de fluxos assistenciais regionalizados, contribuindo para otimizar o uso dos recursos nas diversas esferas de saúde. “A Sesapi junto com essa parceria poderá reforçar toda a rede de saúde, desde a atenção primária até a alta complexidade. Fazendo com que todos os gestores possam evoluir com seus serviços de saúde”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias