Sexta, 28 de Janeiro de 2022
26°

Alguma nebulosidade

Boa Vista - RR

Cidades EDUCAÇÃO

Primeira reunião do Parlamento Jovem de Roraima discute estratégias para edição 2022

Para lançamento do programa, foram selecionadas somente 12 escolas de Boa Vista, em função da pandemia de covid-19.

03/12/2021 às 14h12 Atualizada em 03/12/2021 às 16h00
Por: Redação Fonte: SupCom ALE-RR
Compartilhe:
Reunião com gestores para tratar sobre a edição do Parlamento Jovem 2022
Reunião com gestores para tratar sobre a edição do Parlamento Jovem 2022

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Centro de Convivência da Juventude (CCJ), participou, nesta sexta-feira (3), da primeira reunião do programa Parlamento Jovem 2022, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed). O programa com nova roupagem será lançado em 16 de dezembro, às 9h, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas. O encontro aconteceu no auditório da Seed e contou com a presença de gestores de escolas públicas e técnicos da pasta. 

Para o lançamento do programa, foram selecionadas apenas 12 escolas de Boa Vista, em função da pandemia de covid-19, mas a intenção é expandir o número de unidades participantes, inclusive do interior. Cerca de 450 alunos devem participar da edição deste ano. 

O diretor administrativo do CCJ, Márcio Boaventura, ressaltou a importância do evento na formação política e educação para a cidadania do estudante, e explicou como vão funcionar as etapas até a posse dos parlamentares jovens e a ida para a etapa nacional.

“Estamos definindo o planejamento das ações, pois haverá toda uma logística para recepção dos alunos. Com esse projeto, estamos envolvendo a juventude na discussão sobre o processo legislativo, como funciona e como de fato tudo isso influencia a vida do cidadão. Estamos tendo todo o apoio e presença do presidente [da Assembleia Legislativa], Soldado Sampaio, [PCdoB], nesse projeto. Tenho certeza de que será mais um sucesso”, salientou.

Vencedora de cinco edições, a Escola Estadual Major Alcides, no bairro Asa Branca, já prepara os 30 alunos que irão participar do evento. Cursos, palestras e debates sobre as funções legislativas, levando à reflexão, são algumas das aulas extracurriculares, conforme explica a gestora da unidade de ensino, Ana Ilza de Sousa Silva.

“Dentro da sala de aula, há um diálogo importante sobre política e a importância dela nas nossas vidas. Questionamos muito para tirar todas as dúvidas e todos os alunos participam desse bate-papo. Nossa comunidade vê com bons olhos o programa Parlamento Jovem e os próprios alunos também gostam muito. É um conhecimento a mais”, observou.

Parlamento Jovem

Em Roraima, a primeira edição do Parlamento Jovem ocorreu em 2013. Por meio do programa voltado aos estudantes do ensino médio das redes pública e particular, é possível adquirir experiências nas principais etapas do processo legislativo. A seleção dos 24 jovens parlamentares ocorre meses antes de iniciar a etapa nacional. Os escolhidos passam por capacitação na ALE-RR. Depois de eleitos pelos colegas, os deputados e deputadas jovens são preparados para exercerem seus mandatos e assim tornarem-se jovens protagonistas e multiplicadores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias