Dando continuidade à implantação do projeto Patrulha Maria da Penha no município de Bonfim, nesta sexta-feira (26) a Coordenadoria de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) entregou para os agentes de segurança da Guarda Municipal a certificação do curso sobre a Lei Maria da Penha.
Agora 11 guardas civis municipais estão preparados para atuarem na proteção às vítimas de violência doméstica no município. A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no TJRR, juíza Suelen Alves, avalia a importância da ação para o município.
"Na 18ª Semana da Justiça pela Paz em Casa nós assinamos um Termo de Cooperação com a Guarda Civil do município de Bonfim, e agora nós tivemos a oportunidade de entregar os certificados aos Guardas Civis do curso de capacitação, intensificando os trabalhos dos agentes na proteção às vítimas de violência doméstica", explicou.
Segundo o superintendente da Guarda Civil de Bonfim, Francisco Pinheiro, com a entrega dos certificados, novos agentes poderão ser capacitados pela Guarda Civil para reforçar a Patrulha Maria da Penha no combate a violência doméstica.
"A gente passou por um treinamento de capacitação para atuar nos casos de Maria da Penha no município e dar uma assistência maior às vítimas. Agora, em dezembro, iremos capacitar novos recrutas em cima do que foi ministrado sobre a atuação da Guarda Civil em relação à Lei Maria da Penha", afirmou.
Dignidade menstrual
Além da certificação, foi entregue aos agentes de segurança pacotes de absorventes com o objetivo de levar dignidade menstrual às mulheres em situação de vulnerabilidade no município.
"Eu trabalhei por dois anos na comarca de Bonfim e vi de perto a situação precária que algumas meninas e mulheres estavam quanto à questão menstrual, e entregar essa leva de absorventes irá ajudar na dignidade menstrual dessas mulheres", destacou a juíza.