Domingo, 05 de Dezembro de 2021
25°

Alguma nebulosidade

Boa Vista - RR

Política OPINIÃO

A lacração da acolhida

Essa massa chegante deixou de receber orientações sobre questões legais do cotidiano como, por exemplo, o trânsito

24/11/2021 às 09h33 Atualizada em 24/11/2021 às 09h45
Por: Luiz Valério Fonte: Carvílio Pires
Compartilhe:
Os imigrantes vindos da Venezuela entraram aos milhares no Brasil, mas sem receber orientações sobre a necessária obediência às leis nacionais - El País
Os imigrantes vindos da Venezuela entraram aos milhares no Brasil, mas sem receber orientações sobre a necessária obediência às leis nacionais - El País

As mazelas sociais e políticas empurraram milhares de venezuelanos para fora de sua pátria.  Levas errantes vagaram a pé por estradas desconhecidas até alcançarem paradas que lhes pareciam seguras. 

Muitas dessas pessoas chegaram ao Brasil. A partir de Roraima foram distribuídas por vários estados, com o propósito de facilitar-lhes vagas no mercado de trabalho. 

Em Boa Vista, a capital de Roraima, na medida do possível, organizações locais, nacionais e estrangeiras se mobilizaram no chamado Projeto Acolhida. 

Em diferentes setores, os fugitivos da Venezuela carente de tudo e superinflacionada, receberam o que se oferece a qualquer nativo. 

Curiosamente, essa massa chegante, deixou de ter na necessária medida orientações sobre questões legais do cotidiano. Por exemplo, o trânsito. 

Parecendo não se importarem com as regras nacionais, em suas bicicletas andam pela contramão. Quando se acidentam querem que seus danos sejam reparados. Pior, em qualquer veículo invadem vias preferenciais e forçam o descontrole de condutores nacionais, na maioria dos casos, trafegando conforme o Código de Trânsito Brasileiro. 

Também causa desconforto o largo envolvimento de alguns abrigados em crimes de furtos e tráfico de drogas, entre outros. 

Recriminando qualquer atribuição xenofóbica, há que se pensar na formação de uma sociedade com seus naturais problemas, o que não significa aceitar a lacração lembrando de antigo quadro do programa Viva o Gordo: "Brasileiro é tão bonzinho".

#imigrantesemroraima #imigração #venezuelanosemroraima #crisemigratoria #operacaoacolida #acolhida #crisenavenezuela

Carvílio Pires escreve no Blog como jornalista convidado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias