Com o objetivo de promover qualificação para profissionais do Interior, o Governo de Roraima, por meio da ETSUS (Escola Técnica de Saúde do SUS de Roraima) e a Central de Regulação das Urgências Médicas do SAMU, iniciarão nessa terça-feira, 23, uma capacitação em primeiros socorros, voltada para profissionais de saúde, auxiliares comunitários e representantes da comunidade em geral, de Santa Maria do Boiaçu.
Conhecer as noções de primeiros socorros e como aplicar algumas medidas é uma ação fundamental na vida de qualquer pessoa, por isso, a equipe multiprofissional da unidade de Santa Maria do Boiaçu, no município de Rorainópolis, será a primeira a participar do curso de primeiros socorros, com foco no atendimento intra-hospitalar.
“O curso de primeiros socorros trata sobre diversas questões e, de acordo com o público, alguns pontos mudam de foco, para os auxiliares comunitários em saúde, será revisado o seu papel, a função e a importância deles na comunidade e no atendimento à população. Já a comunidade será preparada em aulas em grupos, que irão abordar desde situações como afogamento, crises convulsivas, parada respiratória, acidentes, até o ferimento por arma branca”, explicou o coordenador geral da Central de Regulação das Urgências Médicas do Samu, Gutemberg Faustino.
O coordenador destaca que a formação contemplará cerca de 90 pessoas, que devem ser capacitadas até a sexta-feira, dia 26, e destaca que, em se tratando de lugares de difícil acesso, essas noções básicas são fundamentais em casos de desmaio, picadas entre outros que podem fazer toda a diferença.
“Os primeiros socorros são medidas a serem tomadas imediatamente. Ensinaremos a equipe a conduzir da melhor forma a avaliação primária, reanimação e medidas auxiliares para esses pacientes graves, ao final do curso todos os participantes receberão um certificado”, enfatizou.
O governador Antonio Denarium, disse que o Samu em Roraima conta toda estrutura necessária para fazer o atendimento pré-hospitalar, nas mais diversas situações e, por isso, levar o conhecimento para locais de difícil acesso é de suma importância para a comunidade de Santa Maria do Boiaçu.
“Tenho certeza que ao término da capacitação, todos que participaram estarão mais que preparados para saber agir em situações de risco”, declarou o governador.
Para o secretário de saúde Leocádio Vasconcelos, os profissionais da ETSUS, com o auxílio do NEP (Núcleo de Educação e Pesquisa) estão desenvolvendo com êxito a qualificação no Interior.
“Ainda hoje, muitas pessoas não sabem como agir perante uma situação emergencial, ou qual a importância dos primeiros socorros para auxílio imediato, por isso, buscamos capacitar o maior número de pessoas por meio dessas parcerias”, pontuou o secretário.