Domingo, 05 de Dezembro de 2021
25°

Alguma nebulosidade

Boa Vista - RR

Cultura OAB RORAIMA

Mesa redonda vai debater Racismo, Intolerância Religiosa e Consciência Negra. Evento marca lançamento do livro “Tecendo saberes na Amazônia”*

O livro coletânea científica “Tecendo saberes na Amazônia: educação, meio ambiente e diálogos interdisciplinares” da editora EDUA da Universidade Federal do Amazonas e Alexa Cultural será lançado durante a programação

20/11/2021 às 16h24
Por: Luiz Valério Fonte: Ascom/OAB
Compartilhe:
Mesa redonda vai debater Racismo, Intolerância Religiosa e Consciência Negra. Evento marca lançamento do livro “Tecendo saberes na Amazônia”*

A OAB Roraima, por meio da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e Comissão de Liberdade Religiosa realiza no próximo dia 25 de novembro, às 14h, na sede do Conselho Seccional, localizada na Avenida Ville Roy, 4284, Aparecida, a mesa redonda com o Tema “Racismo, Intolerância Religiosa e Consciência Negra: Reflexão para uma prática jurídica anti-racista”. 

Na ocasião ocorrerá o lançamento do Livro Coletânea “Tecendo saberes na Amazônia: educação, meio ambiente e diálogos interdisciplinares”; apresentações culturais e exposição de artistas plásticos do Estado. 

A mesa redonda será conduzida pela advogada Milene Evangelista da Silva, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial (OAB/RR); e a advogada Carmem Hefigênia Lima Olinto de Oliveira, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa (OAB/RR).

Participam como debatedores: Carlos Fournier (Tatá Bòkùlè), dirigente do Abasà N'gola Bòkùlè; coordenador Estadual da Rede de Saúde de Terreiros – RENAFRO; coordenador estadual da Rede Amazônia Negra – RAN; e representante da Associação de Umbanda, Amerindios e Culto Afro Brasileiro do Estado de Roraima.

Também, o Padre Revislande Araújo; o professor Américo Alves de Lyra Junior, filósofo e professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR); o professor Doutor da UFRR, Pablo de Castro Albernaz; a professora Mestre Paula Braga; a advogada Sara Patrícia Farias, Pós-graduanda em Direito Eleitoral e Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; e a advogada Emília Alzira, presidente da Associação da Afatabe - Associação dos Filhos e Amigos do Axé Tàtà Bòkùlè. Os debates serão mediados pelo Procurador de Justiça do Ministério Público de Roraima, Edson Damas da Silveira. 

Também farão parte da mesa redonda, a deputada estadual e advogada Betânia Almeida, bem como as advogadas Anair Paulino, presidente da Comissão de Ação Social e Cidadania (OAB/RR); e a advogada Maria do Rosário Coelho, presidente da Comissão da Mulher Advogada (OAB/RR). O evento será transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube da OAB Roraima.       

Lançamento do livro coletânea científica “Tecendo Saberes na Amazônia”

O livro coletânea científica “Tecendo saberes na Amazônia: educação, meio ambiente e diálogos interdisciplinares” da editora EDUA da Universidade Federal do Amazonas e Alexa Cultural será lançado durante a programação, com a participação dos conferencistas organizadores da obra, o pesquisador Mestre Irapuan Alfaia Castellani; e o pesquisador Shigeaki Ueki Alves da Paixão - doutorando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia-PPGSCA|IFCHS|UFAM.

Além dos convidados especiais: a juíza Graciete Sotto Mayor Ribeiro, titular da Vara de Crimes Contra Vulneráveis do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR); e do professor Doutor Harald Sá Peixoto Pinheiro, Doutor em Ciências Sociais PUC-SP e Professor da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. 

O evento celebra a temática interdisciplinar, abordando em dialéticas reflexivas o conteúdo da obra com vistas à compreensão e interpretação, assim como as perspectivas abordadas durante o seminário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias