Domingo, 26 de Junho de 2022
27°

Muitas nuvens

Boa Vista - RR

Cidades MAIS SEGURANÇA

Governo leva iluminação LED para os Distritos Santa Cecília e Samaúma, no Cantá

A Seinf (Secretaria de Infraestrutura) deu início à obra, com a instalação de 1.144 pontos de luminárias contemplando 48 ruas nas duas localidades.

12/11/2021 às 13h36 Atualizada em 12/11/2021 às 13h41
Por: Redação Fonte: SECOM RORAIMA
Compartilhe:
Governo leva iluminação LED para os Distritos Santa Cecília e Samaúma, no Cantá
Governo leva iluminação LED para os Distritos Santa Cecília e Samaúma, no Cantá

Após anos de espera, moradores do Distrito Santa Cecília e Samaúma, no município do Cantá recebem iluminação pública, com um sistema mais moderno, durável e econômico com a tecnologia de LED. A Seinf (Secretaria de Infraestrutura) deu início à obra, com a instalação de 1.144 pontos de luminárias contemplando 48 ruas nas duas localidades.

Os recursos para a obra somam mais de R$ 3,7 milhões originários do Governo do Estado e emenda parlamentar da deputada estadual Catarina Guerra.

“A infraestrutura na minha gestão de Governo tem avançado a passos largos. Com o apoio de emenda parlamentar da deputada Catarina [Guerra], os mais de dois mil moradores do Santa Cecília e Samaúma passam a ter mais segurança com ruas iluminadas. Antes todas as ruas eram escuras e agora estão sendo iluminadas com lâmpadas de LED”, enfatizou o governador Antonio Denarium.

Transtornos como: insegurança, desvalorização de terrenos e imóveis, além da dificuldade de entrega de serviços na região causavam descontentamento aos moradores.

Para o funcionário público Ricardo Nattrodt, 47 anos, que mora na região há 10 anos, ter a rua iluminada é sinônimo de segurança. “Sem iluminação tudo vira esconderijo. As autoridades enxergando o Santa Cecília agrega inclusive a valorização dos imóveis”, destacou.

A Rua Wilson Simonal foi uma das vias que recebeu a nova iluminação. A pescadora Marinete Lêda dos Santos, 67 anos, mora há mais de 20 anos no local. Ela fala da emoção que sentiu ao ver a frente da casa iluminada. “Quase que enfarto, eu vivia na escuridão. E já tinha perdido a fé, pensei que fosse politicagem. Mas, o governador cumpriu a palavra, falou e começou o trabalho”, ressaltou.

RUAS JÁ ILUMINADAS

Já receberam a nova iluminação de LED as ruas Travessa Kássia Eller, Lupicínio Rodrigues, Pixinguinha, Noel Rosa, Vinicius de Moraes e Avenida Frank Sinatra. 

Conforme o secretário da Seinf, Edilson Damião, os trabalhos avançam no município do Cantá, e o próximo bairro a receber a nova iluminação será o Samaúma. “Além das lâmpadas de LED, as avenidas principais receberão mais de 50 postes com tecnologia inovadora”, afirmou.

As lâmpadas de LED têm aproveitamento de energia 80% maior em comparação à iluminação incandescente, com 95% de aproveitamento da sua energia e apenas 5% desperdiçados na forma de calor.

O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, além disso, é 100% reciclável e reduz para um terço a emissão de carbono em relação à iluminação tradicional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cantá - RR
Cantá - RR
Sobre o município Cantá é um município brasileiro do estado de Roraima, integrante da Região Metropolitana de Boa Vista. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 18 335 habitantes em 2019. Wikipédia Área: 7.665 km² População: 18.799 (2020) Hotéis: 3 estrelas por uma média de R$ 214. Ver hotéis Prefeito(a): André Luis Costa de Castro (PP, 2021 – 2024) Municípios limítrofes: Boa Vista a noroeste, Bonfim a nordeste e leste, Caracaraí a sul e Iracema e Muc
Boa Vista - RR Atualizado às 20h37 - Fonte: ClimaTempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 30°C 23°C
Qui 31°C 23°C
Sex 31°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias