Com o objetivo de acolher cada vez melhor os pacientes que buscam serviços de saúde na rede estadual, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) tem trabalhado a humanização do atendimento nas unidades da capital e do interior.
Em Rorainópolis, a Maternidade Thereza Monay Montessi, está de cara nova, com uma surpresa especial para recepcionar quem chega. É que um dos espaços recebeu pintura personalizada e o ambiente está mais leve, colorido e harmonioso. A obra é assinada pela artista plástica Célia Vittoria Coelho Cesario e pela a arquiteta Thaiuany Fuzari Bassini.
“O nosso objetivo é melhorar cada vez mais a cara da saúde roraimense e é justamente por isso que temos feito grandes intervenções com obras, mas sem deixar de lado detalhes que fazem toda a diferença, como essa, pois sabemos que não precisa de muito dinheiro, mas sim de planejamento e organização para fazer as coisas acontecerem e Graças a Deus, temos de sobra toda a vontade e compromisso de buscar as mudanças e oferecer uma saúde melhor para a nossa população”, ressaltou o governador Antonio Denarium.
Para o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, a proposta é tornar o ambiente em uma área não apenas para o tratamento de agravos, mas também de união e de alegria.
“Mas sim um ambiente onde há a missão de salvar vidas e onde todas as vidas têm importância, por isso vamos continuar com a missão de prestar sempre o melhor serviço e envolver toda a equipe para que juntos tenhamos melhores condições de receber a nossa população do sul do estado e municípios vizinhos”, complementou o secretário.
De acordo com o diretor administrativo da Maternidade, Alexandre Samuel de Souza Wanderley, a ideia partiu da própria equipe que durante dias se reuniu e debateu sobre as possibilidades de como a ideia original poderia ser concretizada na prática.
Ele complementa que a arquiteta e a artista plástica tiveram um papel importantíssimo, pois estiveram na Maternidade e fizeram todo o levantamento de quais cores, o projeto arquitetônico, a escolha das imagens, ou seja, um trabalho em conjunto que foi fundamental para o sucesso final do projeto.
“Quando vimos o brilho no olhar de cada pessoa que passava por aqui e o sorriso de quem até decidiu aproveitar a pintura para fazer fotos, nos sentimos com a sensação de dever cumprido e de que valeu a pena todo o esforço”, ressaltou o diretor.
Convite para participar do projeto emocionou as profissionais
Segundo a arquiteta a arquiteta Thaiuany Fuzari Bassini, quando o convite surgiu logo foi iniciada a ideia para pensar em um ambiente que transmitisse acolhimento, leveza e inspirasse outras pessoas.
“Trazer cor e frases motivacionais para um ambiente (que estava uma tela em branco) faz toda a diferença para quem convive ou passa por aquele local e a arquitetura e a arte também curam, curam a alma e alegram o dia de alguém. Por isso estamos prontas para humanizar cada vez mais a maternidade”, disse a arquiteta.
“Tive a honra de fazer parte da criação desse mural artístico na maternidade de Rorainópolis juntamente com a Thaiuany e o nosso o objetivo foi criar uma peça que mostrasse o foco de acolher e confortar as gestantes do Estado. A arte foi inspirada em tons mais leves pra criar um ar aconchegante e acolhedor e trazer um diferencial para a Maternidade Thereza Monay Montessi”, complementou a artista plástica Célia Vittoria Coelho Cesario.
Conforme o coordenador da Maternidade, Miguel Nasinhak, o projeto foi concretizado graças ao trabalho integrado de toda a equipe.
“Queremos agradecer o envolvimento das artistas e de todos os nossos servidores que abraçaram a ideia e vestiram a camisa junto com a gente. Agora vamos manter o trabalho e buscar que outros espaços também sejam alcançados para que a população veja que o Hospital não é um lugar ruim e que não serve apenas para o tratamento de doenças”, reforçou o coordenador.