Segunda, 25 de Outubro de 2021
28°

Muitas nuvens

Boa Vista - RR

Saúde IMUNIZAÇÃO

Roraima recebe mais de quatro mil doses de vacinas AstraZeneca

De acordo com a plataforma Vacinômetro, o Estado recebeu 843.703 doses de vacinas.

14/10/2021 às 17h19
Por: Redação Fonte: SECOM RORAIMA
Compartilhe:
Chegada de vacinas
Chegada de vacinas

Boas notícias para Roraima. Nesta quinta-feira, 14, o Estado recebeu mais uma remessa de vacinas contra a covid-19. Dessa vez foram enviadas pelo Governo Federal, 4.500 doses da AstraZeneca, para reforçar a imunização da população contra a doença.

E a chegada de novas vacinas é uma das notícias que traz esperança não só para Roraima, mas para todos os Estados brasileiros, uma vez que elas são comprovadamente a medida mais eficaz de prevenção e combate ao coronavírus.

“Temos percebido por meio de vários estudos científicos, onde as pesquisas mostram que o avanço da vacinação no país, principalmente com o aumento no número de pessoas imunizadas com as duas doses ou dose única, a taxa de ocupação de leitos nos hospitais, assim como o índice de internação e os óbitos tem diminuído de forma gradativa. E é por isso que reforçamos entre a população que não deixe de se imunizar”, enfatizou o governador Antonio Denarium.  

Para o médico Júlio Menezes, coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do HGR, a chegada de novas vacinas significa um reforço importante para o trabalho desempenhado nas unidades hospitalares. 

“Passamos por momentos muito difíceis, no pico da pandemia por exemplo, chegamos a quase todos os leitos de UTI ocupados e foi uma situação muito complexa, pois tínhamos muitos pacientes graves e infelizmente nem todos conseguiram vencer essa doença. Foram dias de muita incerteza e de preocupação e graças a Deus, as pesquisas começaram a ser feitas, as vacinas a ser testadas e ter a comprovação científica e a chegar para a população. E desde que as vacinas começaram a ser aplicadas as pesquisas mostram e na prática, percebemos que o número de casos graves começou a diminuir, o que para nós, profissionais da saúde é uma vitória imensa”, disse o médico.

Acompanhe a evolução da Campanha de imunização pelo Vacinômetro - Em Roraima a imunização continua liberada para as pessoas com mais de 12 anos e é importante que a população procure um ponto de vacinação mais próximo.

De acordo com a plataforma Vacinômetro, o Estado recebeu 843.703 doses de vacinas. Dessas, 629.126 foram distribuídas para os municípios, ou seja, mais de 74% das vacinas recebidas foram enviadas para as prefeituras.

O Vacinômetro mostra ainda que foram aplicadas 499.570 vacinas, sendo 332.247 primeiras doses, 155.013 segundas doses e 10.415 doses únicas aplicadas.

A plataforma mostra que os homens lideram a imunização contra a covid-19 nesse momento. E as pessoas na faixa etária entre 20 a 24 anos são as com maior percentual de cobertura, alcançando 38.926 que já tomaram a primeira dose e 14.030 tomaram a segunda dose.

“Mesmo com um percentual bom de cobertura em relação a primeira dose, ainda percebemos que nessa faixa etária, assim como nas demais é alto o número de pessoas que ainda não estão completamente imunizadas, por não tomaram a segunda dose. Por isso, reforçamos que somente com as duas doses aplicadas é que a pessoa adquire a imunidade contra a doença. Então se você ainda não tomou a segunda dose, não perca tempo, procure um ponto de vacinação mais próximo e se imunize”, reforçou secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias