Segunda, 25 de Outubro de 2021
28°

Muitas nuvens

Boa Vista - RR

Saúde COMBATE À SÍFILIS

Prefeitura promove ações de combate à sífilis em Boa Vista

A ideia é conscientizar e orientar a população para detecção precoce da doença.

14/10/2021 às 16h28
Por: Redação Fonte: SEMUC Prefeitura municipal de Boa Vista
Compartilhe:
Teste rápido
Teste rápido

Em alusão ao Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita (3º sábado de outubro), a Prefeitura de Boa Vista promove ao longo desse mês nas unidades básicas de saúde, diversas atividades educativas e de saúde.

A campanha, lançada pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, 14, tem como tema “Proteja-se, teste, trate”, com a ideia de conscientizar e orientar a população para detecção precoce da doença.

A programação nas unidades visa também orientar e informar as formas de contaminação e tratamentos na rede municipal de saúde.

A programação que será realizada em datas e horários diferenciados em cada unidade contará com palestras, rodas de conversas, testes rápidos, com o objetivo de promover o diagnóstico e detecção da doença de forma mais ágil.

Serão distribuídos ainda preservativos e orientações sobre o uso correto, com a finalidade de aumentar a adesão ao uso e esclarecer que ele é ainda a melhor opção para prevenir as IST´s como Aids, Hepatites Virais e Sífilis.

Dados Boletim Epidemiológico – O Boletim Epidemiológico da Sífilis, elaborado pelo Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria Municipal de Saúde divulgou que em Boa Vista, no ano passado, foram notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 305 casos de Sífilis adquirida.

A taxa de detecção diminuiu para 72,67/100 mil habitantes comparado ao ano de 2019, que teve uma taxa de detecção de 138,52/100 mil habitantes para um total de 553 casos de Sífilis adquirida notificados esse ano.

A diminuição corresponde a 31,18% mostrando que Boa Vista teve redução da detecção de casos durante o ano de 2020.

A prevenção e o tratamento da Sífilis adquirida e Sífilis congênita podem ser feitas gratuitamente nas UBS´s de Boa Vista, basta procurar uma próxima de casa. 

Confira a programação em algumas UBS´s:

14 e 21.10 – 8h - UBS Pr. Luciano Rabelo – Centenário – Palestras abordando a prevenção e cuidados;

18 a 22.10 – 8h - UBS Cinturão Verde – Palestras com orientações sobre o tema e testes rápidos;

18 a 22.10 – 8h30 – UBS Buritis – Exames preventivo do Câncer do colo do útero, testes rápidos e palestras sobre as IST´s/Aids;

20.10 – 8h30 – UBS Santa Luzia – A ação será na empresa Pau Brasil;

26.10 – 8h – UBS Asa Branca - Consultas médica e de enfermagem; Palestra sobre direitos sexuais e reprodutivos e testes rápidos de HIV, Sfilis, Hepatites B e C

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias