Segunda, 25 de Outubro de 2021
27°

Muitas nuvens

Boa Vista - RR

Educação ENSINO MÉDIO

Documento Curricular de Roraima será lançado oficialmente em Live

O DCRR define as aprendizagens essenciais para o estudante e foi elaborado seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

14/10/2021 às 15h16
Por: Redação Fonte: SECOM RORAIMA
Compartilhe:
Card- Lançamento do DCRR
Card- Lançamento do DCRR

O Governo de Roraima promove nesta quinta-feira, 14, a Live de lançamento do DCRR (Documento Curricular de Roraima) – Etapa Ensino Médio. O objetivo principal é apresentar o documento para a comunidade escolar. O DCRR define as aprendizagens essenciais para o estudante e foi elaborado seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

“A nossa gestão está empenhada em ações que assegurem ensino de qualidade para nossos alunos. O lançamento do DCRR - Etapa Ensino Médio está alinhado às políticas públicas da educação nacional. Roraima está hoje entre os 16 Estados brasileiros que possuem o referencial curricular homologado”, destacou o governador Antonio Denarium.

A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo fará a abertura do evento, que conta ainda com três palestrantes: o coordenador geral de Ensino no MEC (Ministério da Educação), Fernando Ferreira; o historiador, antropólogo e docente da Unifap (Universidade Federal do Amapá), Giovani José e a presidente do CEE/RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima, Nildete Silva.

“A construção do DCRR foi um desafio. As comissões trabalharam com muita responsabilidade, levando em consideração o contexto educacional de Roraima e à luz daquilo que acreditamos que o novo Ensino Médio deva possibilitar aos nossos alunos em termos de desenvolvimento, referenciando os itinerários formativos, projeto de vida e disciplinas eletivas” ressaltou a secretária Leila Perussolo.

Professores, gestores, coordenadores pedagógicos e comunidade em geral poderão acompanhar o lançamento do DCRR, que será transmitido ao vivo pelo canal do NTE no Youtube (NTE Roraima), a partir das 16 horas, no link https://youtu.be/VS1g2zx9BO0. A live também será gravada e ficará disponível para posterior acesso.

“Hoje é um grande dia para a educação de Roraima, pois será apresentado para os roraimenses, o documento que norteia todas as diretrizes e todo o processo educacional que será realizado nesta etapa de ensino. O currículo com um novo formato, com novas perspectivas e novas concepções de educação”, destacou a chefe da Divisão de Fortalecimento do Currículo da Seed, Edilma Ribeiro

Formação continuada será o próximo passo para a implementação do DCRR

Para seguir avançando nas mudanças, depois do lançamento, será ofertada a formação continuada para os professores do Ensino Médio que lecionam em 11 escolas que serão as escolas piloto em Roraima para a implementação do Novo Ensino Médio: Lobo D’Almada, Monteiro Lobato, Maria das Dores Brasil, Major Alcides Rodrigues dos Santos, Mário David Andreazza e América Sarmento Ribeiro.

Além também, da escola Indígena José Marcolino (Pacaraima), Presidente Castelo Branco (Caracaraí), José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí), José de Alencar (Rorainópolis) e Padre José Monticone (Mucajaí). O intuito é orientar esses profissionais sobre as novas metodologias de ensino-aprendizagem, as técnicas de didática e formas de lidar com esse novo currículo escolar. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias