Domingo, 28 de Novembro de 2021
34°

Muitas nuvens

Boa Vista - RR

Política POLÍTICA EM RORAIMA

Corregedor está disposto a abrir processo de cassação. Mas onde estão os deputados fujões?

O corregedor-geral da Assembleia, deputado Nilton do Sidpol, disse a este editor que houve ameaças nos bastidores acerca da divulgação de dossiês comprometedores contra parlamentares

05/10/2021 às 10h47 Atualizada em 05/10/2021 às 10h55
Por: Luiz Valério Fonte: Blog do Luiz Valério
Compartilhe:
O relatório do deputado Gerson Chagas foi seguido por outros 16 deputados que decidiram por manter Jalser preso
O relatório do deputado Gerson Chagas foi seguido por outros 16 deputados que decidiram por manter Jalser preso

Seis dos 24 deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Roraima decidiram não comparecer à sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (4 de outubro) para não ter encarar a sociedade e, assim, serem obrigados a votar pela manutenção da prisão do deputado Jalser Renier (Solidariedade). Afinal, com que cara iriam justificar a defesa da soltura de um parlamentar acusado, com farta quantidade de provas, de mandar sequestrar e torturar um jornalista?

Fugir é mais fácil. Mas a fuga também é coisa de covarde. No entanto, foi o que fizeram Betânia Almeida (PV), Dhiego Coelho (PTC), Jânio Xingu (PSB), Lenir Rodrigues (Cidadania), Odilon Filho (Patriota) e Yonny Pedroso (Solidariedade). Alguns deles se dizem governistas e, mesmo com Jalser tendo feito ameaças até ao governador Antônio Denarium (progressistas, eles não tiveram a coragem de se pronunciar a favor da continuidade da prisão.

Está claro que esse é o pessoal que joga no time de Jalser. Esses parlamentares precisarão dar explicações à sociedade sobre sua omissão. O corregedor-geral da Assembleia, deputado Nilton do Sidpol, disse a este editor que houve ameaças nos bastidores acerca da divulgação de dossiês comprometedores contra parlamentares. 

Quantos desses deputados que faltaram à sessão de ontem têm algo desabonador para “ser jogado no ventilador”, ao ponto de preferir se econder da população, do que sustentar uma posição condizente com o bom senso e com o sentimento republicano que se espera de um legislador? Nilton do Sindpol disse mais: “Jalser subjulgava muitos dos deputados e agia como se a Assembleia Legislativa fosse um feudo particular”. Refaço a pergunta: quantos e quais desses parlamentares “comem na mão” de Jalser Renier?

Reunir 17 deputados para votar pela manutenção da prisão de Jalser não foi tarefa fácil,eu sei. Tinha gente flagrantemente nervosa no Plenário Noêmia Bastos Amazonas. Havia deputado que cresceu politicamente em parceria com Jalser, mas que por uma questão de sobrevivência política, mesmo cabisbaixo, esteve no plenário para votar a favor da manutenção da prisão de Jalser. Era isso ou a derrocada em 2022. Pragmatismo puro. O fato é que a decisão pela continuidade da prisão saiu.

O corregedor-geral da Assembleia está convencido da atuação de Jalser como mandante do sequestro de Romano dos Anjos. Por isso, diz que, caso a Corregedoria Geral da ALERR seja provocada, vai abrir um processo de cassação mandato do parlamentar e trabalhar para que ele seja aprovado por seus pares. O crime cometido por Jalser e sua milícia é hediondo. Não deve ser tolerado. Deve ser punido com todo o rigor da Lei.

O primeiro passo para a punição é cassar o mandato deste político que há muito tempo age como se fosse o dono absoluto do poder. Agora, está ficando claro que ele era a encarnação do mal travestido de representante do povo. Que, como disse Nilton do Sindpol, seja extirpado da vida pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Blog do Luiz Valério
Blog do Luiz Valério
Sobre Tudo sobre a política em Roraima. Saiba mais em: www.luizvalerio.com
Boa Vista - RR Atualizado às 15h20 - Fonte: ClimaTempo
34°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 33°

Seg 34°C 25°C
Ter 33°C 24°C
Qua 32°C 24°C
Qui 32°C 25°C
Sex 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias