Domingo, 28 de Novembro de 2021
31°

Muitas nuvens

Boa Vista - RR

Entretenimento VOCÊ SABIA?

Conheça a verdadeira história da Lenda da Cobra Mariana em Caracaraí

Iniciei uma pesquisa sobre o mito que cerca a cidade há tantos anos e me surpreendi com o que descobri; você também vai!

09/09/2021 às 12h07 Atualizada em 09/09/2021 às 12h18
Por: Bruna Cássia Fonte: Bruna Cássia
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Inspiração para contos, lendas e até para representação em grupo folclórico, a história da Cobra Mariana é cercada de mistérios e intriga os moradores do município de Caracaraí, ao Sul de Roraima, e também a quem visita a cidade.

Mas você sabe como surgiu esta lenda? Eu iniciei uma investigação para entender melhor essa história já que fui moradora de Caracaraí e sempre me encantei com todas as lendas da cidade-porto.

Antes de te contar o que eu descobri, vamos relembrar algumas das teorias sobre a existência da cobra gigante que vive na cidade há muitas décadas. Podemos?

Já foi uma mulher

Uma das lendas é que Mariana era uma mulher que podia se transformar em cobra. Como serpente, ela espantava os pescadores mal intencionados e protegia as águas que cercam a cidade no período da noite. Depois de um tempo ela preferiu assumir totalmente a forma de serpente e vive até hoje na cidade. Sem muito detalhes sobre a origem do poder dela, a história não passa daí.

Mutação genética

Essa aqui foi a teoria mais louca que eu já ouvi, porém faz até um pouco mais de sentido (risos). Lá na cidade tem uma distribuidora da Petrobras na beira do rio e reza a lenda que uma cobra que ficava pela redondeza começou a ser contaminada com substâncias químicas que seriam jogadas nas águas pela empresa.

Com isso, o animal sofreu alguma alteração genética e começou a crescer sem parar, ficando gigante. A história ainda diz que ela dormia embaixo da cidade, na região da escola Couto de Magalhães, que fica na Av. Doutor Zanny.

Inclusive, lembro de quando era criança e fazíamos terror com essa história toda vez que sentíamos alguma tremedeira na escola: "é a cobra se mexendo, socorrooo!".

Vamos ao que interessa?

Apesar de as lendas serem surpreendentes e despertar aquele sentimento sobrenatural, são apenas histórias criadas ao longo dos anos. Confesso que eu fiquei um pouco triste quando descobri a origem, até porque amo um miticismo, mas, gente, nunca que eu iria imaginar que esta seria a verdadeira história da Cobra Mariana.

Quem revelou esse mistério foi um dos moradores mais antigos de Caracaraí, chamado Antônio Reis. Na cidade desde 1958, ele acompanhou de perto o início de tudo. Confira:

"Alunos recém-formados de um faculdade do Sul visitavam os municípios do estado para prestarem serviços de dentista, clínico geral e outras especializações. Na época, existiam apenas 17 casas e alguns prédios públicos como Posto de Saúde, Casa de Força que abrigava um pequeno motor de luz, Administração da cidade, uma caixa d'água, escola e quadra esportiva. Esses jovens, além de prestar os atendimentos, também era 'namoradores'. Quando um deles estava prestes a ser flagrando namorando em um dos barcos, outra pessoa alertou o colega gritando 'vem embora, olha a cobra grande!' e eles começaram a correr para a beira do rio e surgiu essa história da cobra gigante. Nunca se viu essa cobra, ela não existe. O nome Mariana surgiu anos depois, dado por outro morador antigo, e a lenda foi sendo criada. Outros contos surgiram como a vez que ela teria comido um cavalo, mas nada comprovado. A história verdadeira é essa dos estudantes e o resto é pura fantasia".

Por essa eu não esperava, gente! Tô chocada com a verdadeira história da Cobra Mariana. De qualquer forma, o mito faz parte da cultura da cidade e não deixa de ser importante, seja qual for a real origem.

Sabe de outra teoria sobre a origem da Cobra Mariana ou conhece detalhes de outra lenda que faz parte da cultura da cidade? Conta para gente: (95) 98408-2155. Até a próxima <3

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Caracaraí - RR
Caracaraí - RR
Sobre o município Caracaraí é um município do estado brasileiro de Roraima. É o terceiro município mais populoso do estado, com 22.283 habitantes, conforme estatísticas de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É conhecida por Cidade-Porto por ter o maior movimento fluvial do estado. Wikipédia Área: 47.411 km² População: 22.283 (2020) PIB per capita ((RR: 7º) - IBGE/2016): R$ 20 537,00 Universidade: Universidade Estadual de Roraima Time: Grêmio Atlético Sampaio
Boa Vista - RR Atualizado às 13h39 - Fonte: ClimaTempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 33°

Seg 34°C 25°C
Ter 33°C 24°C
Qua 32°C 24°C
Qui 32°C 25°C
Sex 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias