Sindicato dos Servidores Recrimina Atraso nas Progressões e Rebata Argumento de Ajuste Fiscal
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Governo de Roraima, Francisco Filgueiras, manifestou sua insatisfação em um vídeo divulgado para os servidores, cobrando ações imediatas do governador Antonio Denarium e do secretário de Administração, Anselmo Menezes Gonçalves, para a publicação das progressões horizontais e verticais dos servidores do quadro geral do Estado.
Filgueiras ressaltou a recente medida positiva do secretário de Educação, Mikael Cury-Rad, que assegurou as progressões dos servidores da Educação Básica, com a publicação no Diário Oficial nº 4903, de 10 de abril de 2025. O líder sindical parabenizou o secretário pela coragem em valorizar os profissionais da educação e destacou a importância de estender esse compromisso a todos os servidores estaduais.
“Esperamos que o secretário de Administração tenha a mesma coragem que o secretário de Educação demonstrou. É uma responsabilidade da Administração realizar as progressões dos servidores do quadro geral. Esses processos estão pendentes desde 2022 e precisam ser publicados”, afirmou Filgueiras.
Além disso, o presidente do sindicato criticou a justificativa do governo sobre o ajuste fiscal, uma vez que o Estado registrou um excesso de arrecadação superior a 2 bilhões de reais em 2024. “Não há base legal que justifique o bloqueio das progressões, que são um direito garantido por lei. O argumento do ajuste fiscal é infundado”, declarou.
Filgueiras também destacou que os servidores têm buscado diálogo com o governador Antonio Denarium, mas sem sucesso. “Governador, pedimos respeito e valorização aos servidores. Assine as progressões que estão em sua mesa. Este é um compromisso com aqueles que, diariamente, contribuem para o desenvolvimento de Roraima”, finalizou.