Na manhã desta terça-feira (15), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PE) deu início à Operação Kéfale, com um vasto esquema de repressão ao tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios. Com o apoio de forças de segurança de 10 estados, as ações visam desarticular uma organização criminosa que atua violentamente em diversas regiões do Brasil, incluindo o litoral sul de Pernambuco.
A operação mobiliza mais de 400 policiais de diferentes forças de segurança, com o objetivo de desarticular uma rede de tráfico que se estende por Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia. O foco da investigação está em uma organização criminosa responsável por abastecer o mercado de drogas na região de Porto de Galinhas e em várias áreas da capital e Região Metropolitana do Recife.
O grupo investigado estruturou uma rede de fornecimento de entorpecentes a partir de rotas internacionais. A distribuição estava concentrada na área litorânea de Porto de Galinhas, conhecida pelo intenso fluxo turístico, mas com ramificações que atingem o Recife e outras regiões da capital. O esquema criminoso incluía também a lavagem de dinheiro, com a movimentação de grandes quantias de recursos obtidos de forma ilícita.
Até o momento, 60 mandados de prisão preventiva e 49 de busca e apreensão foram cumpridos. A operação também incluiu medidas assecuratórias, com o intuito de enfraquecer a estrutura financeira e logística do grupo criminoso. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipojuca/PE. A operação tem como objetivo principal interromper a cadeia de comando do grupo e garantir a responsabilização dos envolvidos pelos crimes cometidos.