A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) foi condecorada pelo Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) - Ciclo 2024 com os troféus Quíron Ouro e Quíron Bronze na categoria As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental (AMEGSA), a principal da premiação. A solenidade de entrega dos títulos aconteceu no Rio de Janeiro, em um evento que reuniu as principais companhias do setor no Brasil.
Além disso, a empresa também apresentou um case no Seminário de Benchmarking PNQS 2024, selecionado pelo prêmio na categoria Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental (IGS). O intitulado “GCVQ Sustentável” reúne diversos projetos sociais e ambientais promovidos pela Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade (GCVQ), setor da corporação que levou o Quíron Ouro.
“São ações que incluem o reuso de água utilizada em atividades da gerência, beneficiamento de óleo de cozinha usado, atividades sociais internas e externas, entre outros. O objetivo é transformar os processos do setor com foco em sustentabilidade, inclusão e governança, impactando na integração de práticas Ambientais, Sociais e Governança, e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explicou a técnica em química da Deso, Thaís Santana, que apresentou o case no seminário.
O Quíron Bronze foi conquistado pela Gerência de Topografia e Regularização Fundiária (GTRF), que tem à frente Acácia Regina Resende Setton. Na avaliação dela, o prêmio é reflexo do trabalho eficiente em gestão desempenhado pela Deso e pelo setor. “Essa foi a primeira vez que a GTRF, que existe há cerca de seis anos, participou, o que nos deixa ainda mais contentes. É um marco muito significativo”, afirmou ela.
Histórico vencedor
Participante da premiação há 13 anos, a Deso acumula 18 troféus, e foi reconhecida como finalista mais de 20 vezes pela plataforma, a mais importante do segmento no país. O histórico premiado simboliza o compromisso da companhia com a excelência em governança e sustentabilidade.
“Esses reconhecimentos refletem o esforço contínuo da organização em adotar práticas que promovem eficiência operacional, responsabilidade socioambiental e inovação nos serviços prestados à sociedade. Ao alinhar-se aos mais altos padrões da área, a empresa reafirma seu papel como agente transformador, contribuindo para um futuro mais sustentável e para o bem-estar das comunidades atendidas”, ressaltou a assessora de Gestão da Qualidade da Deso e presidente da Seção Sergipe da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes), responsável pelo PNQS, Isabel Pereira.