No próximo sábado, dia 07**, o município de Bonfim, em Roraima, estará no centro de uma grande mobilização contra o Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus. A iniciativa, organizada pelo Governo de Roraima em parceria com as prefeituras municipais, visa envolver toda a população na identificação e eliminação de criadouros do mosquito.
A Secretaria de Saúde (Sesau) de Roraima planejou um "Dia D" de atividades, que contará com a participação de técnicos municipais de Bonfim, profissionais de controle de vetores de Lethem, e equipes estaduais. A ação ocorrerá das 9h às 13h, com uma blitz educativa na fronteira do município, incluindo a distribuição de panfletos informativos.
Rosângela Santos, gerente do Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue, destaca a importância dessa iniciativa nacional que já está em andamento desde a semana passada em várias cidades de Roraima. "As atividades vão desde palestras, blitzes educativas, educação em saúde nas escolas com peças teatrais, demonstrando principalmente como eliminar criadouros e evitar a proliferação do mosquito", explica Rosângela.
Segundo dados do Painel de Monitoramento da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), até terça-feira, dia 03, Bonfim registrou 183 casos notificados de dengue. No estado, os números chegam a 4.645 casos de dengue, 688 de chikungunya e 444 de zika vírus.
A campanha "10 minutinhos contra o Aedes Aegypti" incentiva a população a dedicar alguns minutos do seu dia ou uma vez por semana para realizar a limpeza de seus ambientes, reduzindo os riscos de doenças causadas pelo mosquito. "São atitudes e atividades fáceis de fazer, mas que têm um grande impacto na saúde pública", conclui Rosângela.