De acordo com Harvard e o Ministério da Saúde, adultos devem consumir entre 25g e 30g de fibras diariamente, mas isso nem sempre é fácil. As fibras são essenciais para a saúde do intestino, ajudam a controlar o colesterol e o açúcar no sangue, além de prevenir a constipação.
As fibras alimentares são componentes essenciais para uma dieta equilibrada e trazem benefícios importantes para a saúde, como a melhora no funcionamento intestinal, o controle dos níveis de colesterol e glicemia, além da prevenção de constipação.
Elas estão presentes em alimentos de origem vegetal, como grãos, verduras, legumes e frutas, e se dividem em dois tipos: solúveis e insolúveis.
A fibra solúvel dissolve-se em água, formando um gel que contribui para a redução do colesterol ruim (LDL) e regula os níveis de açúcar no sangue. Já a fibra insolúvel, por sua vez, não sofre alterações ao passar pelo intestino, aumentando o volume das fezes e auxiliando na eliminação de resíduos.
Para facilitar a tarefa de inserir fibras na alimentação diária, especialistas de Harvard sugerem algumas estratégias práticas e fáceis de incorporar ao dia a dia.
1. Inclua alimentos ricos em fibras no café da manhã, como cereais integrais e frutas.
2. Prefira alimentos integrais, que além de fibras, contêm nutrientes essenciais para o organismo.
3. Leia os rótulos e escolha produtos com pelo menos 1g de fibra para cada 10g de carboidratos.
4. Acrescente frutas às refeições, como lanches, saladas e sobremesas.
5. Consuma feijões, lentilhas e ervilhas, que são ricos em fibras e versáteis na cozinha.
6. Beba bastante água ao aumentar a ingestão de fibras, garantindo o bom funcionamento intestinal.
Adotar essas dicas pode tornar o consumo de fibras mais simples, promovendo uma alimentação saudável e equilibrada.