A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei (PL) nº 242/2024, de autoria do deputado Marcos Jorge (Republicanos), que altera o nome do município de São Luiz para São Luiz do Anauá. A proposta foi aprovada por 19 votos.
Segundo a justificativa do projeto, a mudança do nome é uma antiga demanda da população local, que votou em plebiscito pela alteração durante as Eleições Municipais de 2024. O objetivo é formalizar um nome que já é amplamente utilizado desde a criação do município.
Durante a votação, o deputado Marcos Jorge destacou a importância dessa formalização para os moradores de São Luiz do Anauá. "Há um sentimento de pertencimento muito forte naquele município, o qual muito me orgulha de ser parte da minha história", afirmou.
Agora, o projeto segue para o Poder Executivo, que decidirá se aprovará ou não a mudança de nome. Caso aprovada, a alteração deverá ser implementada em todos os órgãos oficiais e documentos públicos no prazo de 180 dias.
O município de São Luiz foi emancipado em 1º de julho de 1982, a partir do desmembramento de Caracaraí, ao sul de Roraima. Acredita-se que a maior parte dos pioneiros que colonizaram a região eram naturais de São Luís, capital do Maranhão, dando origem ao nome original.
Para diferenciar das demais cidades com o mesmo nome, os moradores adotaram "do Anauá", em referência ao rio que corta a região. No entanto, no momento do registro oficial, o nome foi registrado apenas como "São Luiz".
O pesquisador Maurício Zouein destacou a importância dessa formalização para o fortalecimento do sentimento de pertencimento da comunidade. "A cultura e a história são o poder de um povo, então esse reconhecimento da Casa Legislativa vai ao encontro da necessidade da população", afirmou.