A Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima, em parceria com várias instituições, realizou atendimentos para comunidades indígenas de Pacaraima. A ação foi realizada entre os dias 13 e 18 de outubro na Comunidade Roça, na Escola Estadual Indígena Francisca da Silva Macuxi, e beneficiou moradores das comunidades Xiriri, Monte Cristal, Lago Grande, Maruawai, Caranguejo, entre outras.
Durante a iniciativa, o Poder Judiciário ofereceu uma ampla gama de serviços jurídicos, incluindo divórcios consensuais, guarda e responsabilidade de menores, declaração de união estável, pensão alimentícia, exoneração e revisão de alimentos, ações de cobrança, dissolução de sociedade de fato, conversão de separação em divórcio, reconhecimento de paternidade e maternidade, casamentos, registros de nascimento, e retificação de certidões de casamento e nascimento.
Além da Vara da Justiça Itinerante, participaram a Defensoria Itinerante, o Ministério Público Estadual, Receita Federal, Cartório do 1° Ofício de Pacaraima, Instituto de Identificação, Funai, Dsei Leste e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica.
Graças ao apoio das instituições parceiras, a população indígena teve acesso a serviços como ajuizamento de ações, emissão e regularização de CPF, obtenção de carteiras de identidade para maiores de 12 anos, emissão de Certidão de Atividade Rural, atendimentos de saúde, além de palestras e orientações sobre violência contra a mulher.