O despertador toca. São seis horas da manhã. Um som estridente corta o silêncio da madrugada. Minha mão, quase que por instinto, busca o botão para silenciá-lo. Mais cinco minutos, penso. Apenas mais cinco minutos...
Mas então, algo muda. Um raio de luz, tímido, se infiltra pela fresta da cortina. É o sol, anunciando sua chegada. E com ele, uma epifania: cada manhã é um milagre.
Pense bem. Enquanto dormíamos, nosso planeta completou mais uma volta em torno de seu eixo. As estrelas dançaram no céu noturno, a lua passeou por entre as nuvens, e aqui estamos nós, acordando para mais um dia.
Levanto-me, caminho até a janela e abro as cortinas. O mundo lá fora desperta junto comigo. O orvalho ainda repousa sobre as folhas das árvores, criando pequenos diamantes que refletem a luz do sol nascente. Um passarinho pousa no galho mais próximo, ensaiando as primeiras notas de sua canção matinal.
Respiro fundo. O ar da manhã tem um sabor diferente, você já notou? É como se estivesse carregado de possibilidades, de promessas ainda não realizadas. Cada inspiração é um lembrete silencioso: estou vivo. Estou aqui. Tenho mais um dia pela frente.
Quantas vezes deixamos passar despercebido esse milagre diário? Quantas manhãs desperdiçamos, lamentando o fim do sono ao invés de celebrar o início de um novo dia?
A partir de hoje, proponho um desafio. Ao abrir os olhos pela manhã, antes mesmo de sair da cama, agradeça. Agradeça pelo simples fato de estar respirando, de ter a oportunidade de viver mais um dia. Observe o mundo ao seu redor como se fosse a primeira vez. Sinta o cheiro do café recém-passado, ouça o canto dos pássaros, aprecie o calor do sol em sua pele.
Pois cada manhã é, verdadeiramente, um novo começo. É a vida nos dando mais uma chance de fazer diferente, de ser melhor, de amar mais. É o universo conspirando a nosso favor, oferecendo-nos 24 horas repletas de possibilidades infinitas.
Então, na próxima vez que o despertador tocar, lembre-se: você está prestes a testemunhar um milagre. O milagre do amanhecer, o milagre da vida que se renova. E isso, meu caro, é a mais pura magia do cotidiano.
................................
Gostou da crônica? Então leia meu e-book Cônicas Para Despertar Ternura, disponível na Aamazon.