Em uma iniciativa de grande relevância social, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) participou do Primeiro Ciclo de Palestras da Comunidade Tarauparu, na última quarta-feira, 16 de outubro. A comunidade, localizada na Terra Indígena São Marcos, na fronteira com a Venezuela, acolhe cerca de mil indígenas, muitos deles migrantes venezuelanos em busca de melhores condições de vida.
O evento, que abordou temas cruciais para a integração e o desenvolvimento da comunidade, contou com a participação do Promotor de Justiça Márcio Rosa, que ministrou a palestra "Educação e Cidadania no Contexto da Migração Venezuelana". Na ocasião, o promotor destacou a importância do MPRR em levar informações sobre os direitos de crianças, adolescentes e da comunidade em geral, especialmente em um cenário de migração.
"Foi uma troca muito enriquecedora", afirmou o Promotor Rosa. "A comunidade demonstrou grande interesse em compreender o papel do Ministério Público e como a educação e a cultura podem ser ferramentas para o exercício da cidadania."
Para o professor Alfredo Silva, da etnia Wapichana, o evento representa um marco para a comunidade Tarauparu. "A chegada dos migrantes venezuelanos traz consigo uma série de necessidades, como acesso à educação e a professores qualificados", observou o professor. "Iniciar um ciclo de palestras que aborda os direitos indígenas e coletivos é fundamental para capacitar os professores, a gestão escolar e a comunidade como um todo."
A expectativa é que o ciclo de palestras se consolide como uma proposta pedagógica permanente, contribuindo para a construção de um futuro mais promissor para a comunidade Tarauparu.