“Eu gosto muito de vir para cá, aqui as pessoas nos incentivam muito a fazer o que nós temos de melhor. São muitas atividades e cada uma delas nos ajuda muito a ter uma vida mais leve”, revelou Melissa Kim, 12 anos, paciente do Shopping da Criança, equipamento social público e que promoveu nesta semana uma série de atividade alusivas ao Setembro Amarelo, com muitas brincadeiras, palestras motivacionais e terapias com música, além de dinâmicas que estimulam o bem-estar e a alegria das crianças e mães assistidas pela unidade.
“A ideia de trazer o Setembro Amarelo é cuidado, uma ocasião para alertar as mães e, principalmente, para ter um cuidado a mais para com as nossas crianças. Às vezes uma simples angústia pode se tornar algo maior que isso, nossa atividade hoje aqui é para mostrar algumas formas e mostrar e prevenir o suicídio”, explicou Luciana Figueiredo, gestora do shopping.
Um dia inteiro com muita diversão, mas com recado muito importe, ter atenção redobrada e uma vigilância a qualquer comportamento que possa levar à depressão, além de apreender saber o que fazer e o mais importante: Buscar ajuda.
“O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio e que nós precisamos abraçar com afinco. A promoção dessa campanha no shopping, com o fomento de palestras e oficinas para tratar deste tema, é importante para as crianças que futuramente vão chegar à adolescência e que, eventualmente, possam passar por algum momento de dificuldade. Por isso é necessário incutir na cabeça dessas crianças desde a infância, para assim realizar uma campanha realmente eficaz”, declarou o secretário adjunto da Secretaria de Governo (Segov), Bernardo Leite.
Mãe de duas crianças em tratamento no shopping, a dona de casa Eliane Jansen sabe bem da importância de abordar o tema com a família. “Aqui é um lugar muito acolhedor e acho que falo pela maioria quando digo que aqui nos sentimos em casa e isso é uma fator muito importante. Um dos meu filhos foi diagnosticado com depressão. Ele está em tratamento e vejo que o apoio que recebo de toda equipe aqui é importante para recuperação dele”, ressaltou a mãe.
O Shopping da Criança é um projeto social que existe há 4 anos, incentivado pela primeira-dama Larissa Brandão e gerido pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). Fomentar campanhas como o Setembro Amarelo faz parte da missão do equipamento.
A unidade atende crianças com deficiências cognitivas como Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e busca por meio de suas atividades o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de crianças de 0 a 12 anos.
A unidade de São Luís funciona no bairro Praia Grande, Centro Histórico da cidade, em frente ao Terminal de Integração. Há também uma unidade regional no município de Bacabal.
Os agendamentos são feitos pelo site do Shopping da Criança de São Luís .
Mín. 23° Máx. 36°