A partir desta terça-feira, 24, o Governo de Roraima, por meio da Polícia Civil (PCRR), começou a emitir a Carteira de Identidade Nacional, conhecida como o "Novo RG". O documento, que unifica os números do RG e CPF, utilizará apenas o CPF como identificação única. A emissão será realizada pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC), órgão vinculado à PCRR.
O procedimento completo para a obtenção do novo documento será conduzido pelo Instituto de Identificação, com prazo de entrega estimado em até 10 dias. O governador de Roraima, Antonio Denarium, comemorou o início do projeto e participou da entrega das primeiras carteiras emitidas no estado. Entre os contemplados estavam Blandina da Silva, de 77 anos, e Júlia Hassana, de 9 anos.
"Estamos dando um passo importante ao entregar as primeiras carteiras nacionais de identidade em Roraima. O Governo do Estado está investindo para garantir que os cidadãos possam emitir o novo documento. Todos já podem agendar a emissão junto à nossa Polícia Civil", afirmou o governador.
O novo RG trará todas as informações relevantes do cidadão em um único documento. De acordo com a delegada-geral da PCRR, Darlinda Moura Viana, o modelo atual do RG continuará válido até 2032, dando tempo para uma transição gradual. "O RG antigo, emitido pelo Instituto de Identificação, segue válido até que o cidadão obtenha sua nova carteira de identidade", destacou a delegada-geral.
Ela também explicou que a mudança permitirá reduzir fraudes e eliminar duplicidades de dados, facilitando a identificação dos cidadãos e promovendo mais segurança no uso do documento.
O processo de emissão do novo documento será feito gradativamente, sem a necessidade de troca imediata. Os cidadãos interessados devem acessar o site da Polícia Civil para agendar o atendimento, escolhendo dia e horário, tanto para a capital Boa Vista quanto para os demais municípios do estado.
A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional será gratuita, e não será necessário realizar o pagamento do DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais). Todo o procedimento será realizado sem custos ao cidadão.
Mín. 23° Máx. 36°